O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre será conduzido por uma gestão compartilhada entre Rodrigo Dilelio e Helenir Schurer, representantes dos dois principais blocos internos da legenda. A decisão, que será oficializada neste sábado (19), visa fortalecer o partido para as próximas eleições.
A composição segue o mesmo modelo adotado recentemente na direção estadual do PT no Rio Grande do Sul Na última quarta-feira (16), o partido anunciou que os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon dividirão a presidência estadual pelos próximos quatro anos.
Na Capital, Dilelio retorna à presidência do diretório, cargo que ocupou entre 2017 e 2019. Já Helenir Schurer, que venceu o primeiro turno das eleições internas e é ex-presidente do CPERS, assume o posto pela primeira vez. A gestão sucede a da deputada estadual Laura Sito.
Segundo nota divulgada pelo partido, a decisão busca consolidar a unidade interna e acelerar a preparação para as eleições de 2026. A estratégia pretende aproveitar o bom desempenho nas urnas em 2022, quando o presidente Lula e Olívio Dutra venceram em Porto Alegre nos dois turnos e Edegar Pretto saiu vitorioso em sete das dez zonais da cidade. Agora, com a nova direção compartilhada, o PT projeta ampliar os resultados nas próximas eleições.
O post PT de Porto Alegre terá gestão compartilhada entre Rodrigo Dilelio e Helenir Schurer apareceu primeiro em Brasil de Fato.