Itaú Empresas cria banco desenhado para empreendedores

O Itaú Empresas anuncia o Itaú Emps, um banco inteligente e seguro criado sob medida para os pequenos empreendedores que buscam autosserviço, experiência prática e personalizada e apoio na gestão financeira de suas empresas. Em um app sem cobrança de mensalidade, ele entrega os produtos e serviços imprescindíveis para esse público, passando por pagamentos e recebimentos, além de integração com adquirência e crédito.

O uso de Inteligência Artificial generativa é um grande diferencial do Itaú Emps: por meio dela, os empreendedores têm acesso a uma assessoria contextualizada e personalizada que tira dúvidas, traz informações de negócio e apoia na gestão – em uma experiência disponível 24/7.

O Itaú Emps faz parte do ecossistema do Itaú Empresas – segmento do Itaú Unibanco voltado ao atendimento de pequenas e médias empresas – focado inicialmente em negócios de sócio único cujo faturamento varia, em média, entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões anuais.

A combinação de uma prateleira sob medida para esse público, com um app leve e uso de IA generativa, permitiu a criação de um modelo de negócio escalável, com custo de servir adequado, que permitirá a expansão da proposta de valor consultiva do Itaú Empresas para uma nova faixa de empreendedores.

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Em um cenário econômico no qual um terço da população adulta brasileira está envolvida com o empreendedorismo*, o Itaú Emps foi criado para atender à imensa diversidade de pequenos negócios e profissionais autônomos que exigem soluções cada vez mais contextualizadas às suas particularidades; um público que reúne características e necessidades tanto de pessoa física quanto do universo de PMEs, o que exige uma abordagem nova e especializada.

A IA generativa é o grande viabilizador dessa proposta, oferendo hiperpersonalização dentro do contexto de cada cliente, para auxiliá-los em seus desafios, dúvidas e tomadas de decisões diárias. Apoia em resultados de entradas e saídas, análise e comparação de performance das vendas via adquirência, precificação, gestão de fluxo de caixa e de custos. No futuro, estará inserida também nas jornadas transacionais, trazendo mais agilidade nas interações, e presente em temas como modelagem de crédito.

A pesquisa “Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro”, realizada pela Quaest para o Itaú Emps, revela que, apesar de haver perfis muito diversos na relação com as finanças, há um ponto em comum aos empreendedores brasileiros: a busca por mais independência, otimização de tempo e a percepção de que inovar é essencial para manter o negócio ativo.

Eles buscam um banco que se adeque ao seu dia a dia e que ofereça apoio em questões como controle de custos e gestão – a maioria ainda faz seus controles financeiros de forma tradicional, seja em cadernetas ou planilhas. O estudo mostra, portanto, uma oportunidade clara: empreendedores buscam soluções financeiras que aliem tecnologia, apoio consultivo e segurança como pilares fundamentais.

O Itaú Emps possui uma prateleira de produtos customizada, com jornadas desenhadas exclusivamente com o que esse empreendedor mais precisa. Na frente de pagar e receber, oferece Pix ilimitado gratuito e a integração com a adquirência, com todas as informações da laranjinha, a maquininha do Itaú, no aplicativo – além do pagamento de boletos, tributos, concessionárias (água, luz etc.), todos os produtos financeiros para as necessidades do dia a dia.

Em crédito, traz os produtos que mais são utilizados por esse perfil de empreendedores – incluindo limite da conta, cartão de crédito e Pronampe. A prateleira é complementada por um atendimento humano quando necessário, em caso de problemas, a 30 segundos de distância.

“Esses líderes de negócio são protagonistas de muitos papéis na rotina de suas empresas, inclusive em áreas fora de sua especialidade, e ambicionam um crescimento que precisa de muita eficiência. Nesse contexto, soluções que liberem seu tempo e o apoiam na tomada de decisão são fundamentais para que ele possa crescer com sustentabilidade.

O Itaú Emps foi cocriado com esses empreendedores, que nos ajudaram a desenvolver uma solução financeira inteligente, prática e segura, conectada com o seu dia a dia. Ela resolve as principais demandas do negócio direto pelo celular e ainda oferece apoio estratégico nos desafios. Seguimos aprendendo com eles, evoluindo e ajustando a oferta conforme suas necessidades”, explica Pedro Prates, diretor do Itaú Emps.

A segurança também é um pilar importante, especialmente em um contexto de escalada das fraudes e golpes direcionados às pequenas e médias empresas. Todos os investimentos já feitos em tecnologia de segurança pelo banco – que dobraram apenas no ano passado – são fundamentais para o Itaú Emps, e seus clientes poderão contar com a solidez e robustez da instituição em um tema relevante para os empreendedores.
Clientes que têm o perfil e interesse no Itaú Emps podem solicitar a abertura de conta pelo aplicativo disponível na Apple Store e Play Store, em uma experiência que leva cerca de três minutos.

Escalabilidade com custo de servir 

O Itaú Emps faz parte da estratégia do Itaú Empresas, que no último ano reposicionou sua proposta de valor com foco em apoio consultivo e de planejamento para pequenas e médias empresas.

A iniciativa nasce como resposta à necessidade de escalar esse atendimento, com um modelo sustentável e acessível para milhões de pequenos empreendedores – como restaurantes, mercearias e mecânicas – e profissionais autônomos como médicos, advogados e freelancers, entre outros.

Voltado a quem prioriza autosserviço e soluções bancárias inteligentes, seguras e sem mensalidade, o Itaú Emps atende um perfil de empreendedor cujo faturamento vai, em média, de R$ 200 mil a R$ 3 milhões por ano. Por enquanto, está disponível para empresas que tenham único sócio – empresas com múltiplos sócios poderão abrir conta até o fim do ano. Em 2026, microempreendedores individuais (MEIs) também poderão utilizar o banco.

“Criamos um modelo escalável que une tecnologia e IA generativa conversacional e contextualizada aos ativos únicos que fazem do Itaú o melhor banco para as PMEs – modelagem de crédito, segurança, dados. Estamos construindo um banco voltado para uma faixa de empreendedores que, até agora, não contava com uma proposta específica no mercado. Por meio da tecnologia e inovação vamos escalar a consultoria especializada para um público potencial de milhões de empreendedores, com um custo de servir adequado e precificação competitiva para esse perfil”, explica Prates.

O novo modelo chega para complementar as propostas de valor do Itaú Empresas e do Itaú BBA – juntos, os três segmentos permitem ao Itaú acompanhar o crescimento das empresas em todas as suas fases. “Fazemos isso com a solidez de uma instituição centenária e a agilidade de uma empresa de tecnologia. Com essa visão estratégica, garantimos que cada empresa receba a solução mais adequada ao seu perfil e momento, estando presente em todo o seu ciclo de vida e atuando como parceiro estratégico em um mercado dinâmico e competitivo – por meio do ecossistema PJ mais completo do Brasil”, complementa o executivo.

IA Generativa combinada ao histórico de dados do banco sobre cliente e mercado

A IA generativa do Itaú Emps é mais uma solução da Inteligência Itaú, plataforma de inteligência artificial multiagentes do Itaú voltada para interações com clientes. Ela conta com múltiplos agentes de IA capazes de atender a necessidades específicas de forma automatizada, com base em diferentes perfis, demandas e comportamento.

O que diferencia a Inteligência Itaú de outras instituições financeiras plugadas a modelos avançados de linguagem (LLMs) é o acesso ao conjunto de dados proprietários do Itaú Unibanco – dezenas de petabytes reunidos ao longo dos anos –, além da segurança do conglomerado. Essa visão do mercado, aliada aos dados financeiros do próprio cliente, são os componentes que tornam a IA generativa do Itaú Emps única no segmento de clientes pessoa jurídica.

“Estamos em uma nova era de experiência, com produtos mais simples e intuitivos. O agente de IA do Itaú Emps atua como um assessor para que as empresas sejam mais eficientes. Foi customizado com base em décadas de dados reais de empresas de todos os portes e setores e em todo conhecimento e visão que o Itaú Unibanco tem do mercado e de gestão financeira. Ao traduzir todo esse conteúdo técnico em interações claras e acessíveis em uma conversa, oferece orientações práticas, previsões, alertas, ajudando os empresários a tomarem decisões mais informadas e estratégicas com segurança”, explica Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco.

Atualmente, a Inteligência Itaú aplicada no Itaú Emps permite que os clientes interajam em uma experiência conversacional e personalizada, mostrando visão de entradas e saídas da conta, análises e comparativos de vendas da laranjinha e suporte em precificação, gestão de fluxo e custos – tudo baseado nas informações financeiras do cliente. Em breve, a personalização será expandida para atuar de forma ainda mais integrada e conveniente em seções como extrato, fluxo de caixa, crédito, adquirência e cartão. Até o final do ano, permitirá integração das jornadas no aplicativo e terá capacidade para apoiar as PMEs na contratação de produtos.

A IA generativa de Itaú Emps segue os princípios da IA responsável, passando por rigorosos testes de times multidisciplinares e profissionais certificados para identificar riscos, mitigar vieses e alucinações, além de corrigir falhas. Meticulosamente elaborada para atender às necessidades dos clientes, a solução está em constante evolução a partir de seus feedbacks, garantindo interação contextual e responsável, com protocolos de segurança, ética e privacidade do banco.

“Somos pioneiros em colocar a IA Generativa nas mãos de nossos clientes para apoiá-los na gestão de suas finanças. Nosso diferencial não é apenas a tecnologia, mas conhecer profundamente o negócio de cada cliente, entender seus desafios e oferecer soluções que realmente façam sentido — com inteligência, escala e proximidade. Uma IA personalizada pelo Itaú para entender a realidade do empreendedor e apoiá-lo no seu dia a dia – com a expertise, dados, testes de viés e guardrails de segurança do banco, e um tom de voz e relevância desenhado para os empreendedores”, explica Mazzei.

Inovação é fator chave para alavancar negócios, diz pesquisa da Quaest

Entre 14 de maio e 2 de junho, a Quaest realizou uma pesquisa inédita encomendada pelo Itaú Emps, ouvindo 600 empreendedores de todo o Brasil com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. Com margem de erro de 4 pontos percentuais e 95% de nível de confiança, o estudo “Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro” revela que a inovação é vista como essencial para a continuidade e relevância dos pequenos negócios.

Os empreendedores já reconhecem o valor da tecnologia na otimização de processos e no relacionamento com clientes, e enxergam na inovação um motor para o crescimento. Ainda assim, muitos enfrentam dificuldades em aplicar soluções tecnológicas no dia a dia, especialmente na gestão financeira.

Quase metade dos entrevistados (49%) tem como meta principal o aumento do faturamento, mas há também forte preocupação com estruturação e expansão (18%), indicando que muitos negócios estão em transição entre o momento da sobrevivência e o desejo de consolidação.

“Mesmo com objetivos ambiciosos, a maioria ainda faz o controle financeiro de forma tradicional, com anotações em cadernetas (16%), planilhas simples (23%) ou apoio do contador (23%) – que oferece um controle mais pontual e voltado a tributos do que um olhar de apoio à gestão e ao crescimento. As principais necessidades apontadas na gestão financeira são controle de custos (17%) e orientação na tomada de decisões (15%). Isso revela um grande espaço – e inclusive demanda – para soluções que combinem tecnologia e apoio consultivo”, explica Nathália Porto, diretora da Quaest.

A grande maioria (4,7 de 5) concorda que para ser relevante é preciso inovar e gostaria de ter mais apoio nos desafios de negócio. Nesse cenário, a IA generativa aparece como um potencial ganho trazendo inovação com aplicações diretas na otimização de tarefas e de tempo, já fazendo parte da rotina de 44% dos empreendedores do Brasil.

Entre os entrevistados que usam IA em suas empresas, a maior parte explora possibilidades em soluções ligadas ao marketing ou relacionamento (70%), utiliza para geração de imagens e vídeos (65%) e análise de dados (52%). Um quarto dos empreendedores ouvidos já usam a IA para tomada de decisões financeiras, como investimentos, empréstimos e otimização de fluxo de caixa, o que demonstra uma abertura para as potencialidades da inovação. “O uso da IA no setor financeiro ainda está apenas começando — reflexo de soluções que, até agora, são genéricas e pouco conectadas à realidade das empresas. Contudo, a abertura dos empreendedores para outros usos mostra que há um enorme potencial a ser explorado. Com as ferramentas certas, a IA pode se tornar uma aliada, ajudando os negócios a superarem desafios e a alcançarem suas ambições”, complementa Prates.

O estudo mostrou ainda que, em uma escala de 1 a 5, os empresários são otimistas quanto ao potencial da IA em ajudar suas empresas a melhorar o atendimento (3,8), aumentar a produtividade (3,8), controlar entradas e saídas financeiras (3,3), realizar pagamentos e transferências (3,1) e avaliar a necessidade e contratação de crédito (2,9). Em todas as opções apresentadas, eles enxergam espaço para receber ajuda nas áreas, com base nas suas experiências ou conhecimento que têm sobre ferramentas de IA.

Fatores relevantes para esse uso, além da integração e responsabilidade dos dados, são a segurança e a confiança: para 22% dos entrevistados, a segurança é o aspecto mais importante no uso de uma IA generativa oferecida por uma instituição financeira, enquanto 12% têm na qualidade das informações sua maior preocupação.

“É natural que os empreendedores não queiram discutir as finanças de suas empresas com uma IA aberta. Há uma série de barreiras para isso, como criar o prompt adequado, compartilhar dados sigilosos e estratégicos da empresa e escolher entre as recomendações sugeridas por uma ferramenta que não conhece profundamente seu negócio.

A pesquisa mostra, porém, que há abertura para soluções que inspirem confiança, sejam acessíveis e tragam valor real. No caso do banco, a integração ao sistema é importante não só pela segurança, mas pela praticidade e qualidade das informações, ganhando tempo para o empreendedor e ajudando-o a tomar decisões com confiança”, contextualiza o diretor do Itaú Emps.

O empreendedor brasileiro atual busca autonomia e crescimento, mas ainda enfrenta desafios de gestão e estrutura. “Há muito interesse por inovação, e o uso da inteligência artificial já ganha espaço – mas ainda com muito potencial a ser conquistado, especialmente em aspectos como gestão e finanças. A confiança na segurança dos dados é central para ampliar essa adoção, indicando que o avanço da IA nesse contexto pode ser benéfica por meio de maior clareza, acessibilidade e alinhamento com as necessidades reais do empreendedor – e principalmente, de forma integrada às suas jornadas”, finaliza Nathália.

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