
Depois de apresentar o protótipo do Lecar 459, carro que teve sua apresentação oficial em Interlagos há uma semana, a primeira montadora brasileira de veículos híbridos não vai ter apenas uma fábrica, em Sooretama, aqui no Norte do Estado. A Lecar já procura uma planta em São Paulo e está de olho em oportunidades em Indaiatuba e Jacareí.
O objetivo é atender a demanda nacional com a fábrica de São Paulo, o maior mercado consumidor do país, e aproveitar a planta capixaba para focar nas exportações. O complexo logístico do Norte do ES é o maior atrativo para isso. Principalmente depois do início das operações do porto da Imetame, previsto para o início do ano que vem. Uma opção a mais para exportar o carro.
Além da novidade sobre a busca por uma fábrica de carro nova em São Paulo, a empresa também prepara o lançamento de um novo modelo ainda este ano. Além do Lecar 459 e da Campo, uma picape da mesma plataforma que deve ter o protótipo apresentado em agosto, a fabricante também prepara o Tático. Um carro modelo SUV City também híbrido. Ou seja, preparado para andar na cidade.

Segundo o criador da marca e fundador da Lecar, Flávio de Assis, a apresentação da novidade deve ser no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, que acontece entre 22 e 30 de novembro.
Como está a fábrica de Sooretama?
O terreno já foi doado e agora é preciso regularizar a burocracia. Ainda faltam ainda algumas licenças ambientais que devem sair este ano. O início das operações está previsto para o ano que vem. Flávio de Assis garante que já tem os recursos necessários para a obra.
Se uma planta já existente for comprada em São Paulo, pode ser que a operação comece por aquele estado. O foco é a fábrica da Toyota em Indaiatuba, que deve parar de produzir o Corolla em meados do ano que vem. Vai transferir a produção para Sorocaba.