
Durante a solenidade de assinatura dos contratos para construção de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, realizada nesta segunda-feira (21) em Feira de Santana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância do município no cenário regional e nacional da saúde pública.
Ele ressaltou que Feira de Santana foi contemplada com investimentos estratégicos por meio do Novo PAC da Saúde, graças à qualidade técnica dos projetos apresentados e ao trabalho articulado do prefeito José Ronaldo.
Feira de Santana foi selecionada para receber a construção de uma nova Policlínica, 17 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um kit completo de teleconsultas.
Segundo o ministro Rui Costa, a proposta encaminhada pela Prefeitura se destacou em âmbito nacional, tanto pela excelência técnica quanto pela relevância dos serviços que o município já oferece como polo regional.
“Gostaria de parabenizar o prefeito José Ronaldo pela qualidade técnica do projeto apresentado. A aprovação da Policlínica é fruto de uma gestão comprometida e tecnicamente preparada”, afirmou Rui Costa. Ainda segundo o ministro, o equipamento vai ampliar o acesso da população a exames, consultas especializadas e procedimentos ambulatoriais, fortalecendo a rede municipal de saúde e garantindo mais eficiência no atendimento à população.
Investimentos estruturantes na rede pública
A nova Policlínica será instalada em uma área classificada como vazio assistencial, com foco no atendimento multiprofissional. A unidade oferecerá consultas com especialistas, exames diagnósticos, pequenos procedimentos e serviços de apoio ao diagnóstico. O objetivo é ampliar a capacidade resolutiva da rede municipal e beneficiar diretamente os 71 municípios da macrorregião Centro-Leste da Bahia, consolidando ainda mais Feira de Santana como referência regional em saúde pública.
Além da Policlínica, os investimentos incluem 17 combos de equipamentos destinados às UBSs, como retinógrafo portátil, dermatoscópio, espirômetro, câmara fria para vacinas, bisturi elétrico, eletrocardiógrafo, ultrassom fisioterapêutico, entre outros.
Esses equipamentos serão fundamentais para a modernização da atenção primária e serão integrados a estratégias como o SUS Digital, a Rede Alyne, ações de enfrentamento às arboviroses e a ampliação do acesso a serviços especializados.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.