
Um doce que mistura a crocância do caramelo, doçura do brigadeiro e leve toque ácido do morango, esse é o “Morango do Amor”. O doce, inspirado na tradicional maçã do amor, virou uma verdadeira febre nas redes sociais e já toma conta das vitrines de docerias do Espírito Santo.
A receita é simples: morangos são envolvidos por brigadeiro (ou leite ninho), espetados e depois banhados em calda de açúcar, ganhando uma crosta crocante e brilhante após endurecer.
Com o intenso sucesso, as confeiteiras do Estado não deixaram de aproveitar o momento para comercializar o doce. Roberta Carolina Soares é confeiteira há 8 anos e testou a receita, que se tornou um sucesso de vendas. O morango do amor é vendido por ela a R$ 12.

É uma febre de internet, os clientes viram até aqui pedindo ‘pelo amor de Deus’, para tentar fazer, porque queriam provar. Eu decidi testar a receita e deu super certo.
A confeiteira conta que o sucesso é tão grande que clientes realizam reserva do doce por aplicativos de mensagens. “Eu tenho reservas no WhatsApp, uma remessa saiu em 5 minutos”.
Lorena Thomas Matsutani, confeiteira há 6 anos, também viu na “trend da internet” uma oportunidade de crescer nas vendas dos doces.
A procura cresceu muito, cerca de 500% a 600%. O mês de julho é muito devagar por conta das férias, com várias pessoas viajando, mas foi uma ótima oportunidade para ‘bombar’ o iFood novamente.

A técnica exige atenção em pontos como o cozimento da calda e a secagem completa dos morangos, garantindo o acabamento perfeito. Mas com o passo a passo detalhado, é totalmente possível reproduzir essa delícia em casa com sucesso.
Confira a receita do Morango do Amor
Ingredientes
Brigadeiro de Ninho:
- 1 lata de leite condensado (395g)
- 200g de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- Morangos
Calda de Açúcar
- 500g de açúcar
- 160g de vinagre
- Corante vermelho (quantidade a gosto)
Modo de Preparo
- Brigadeiro de Ninho:
Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até atingir o ponto de brigadeiro de enrolar (massa firme).
Despeje em um prato untado ou em uma tigela, cubra com plástico-filme em contato direto com o doce e deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve. - Calda de Açúcar:
Em outra panela, misture o açúcar, o vinagre e o corante vermelho com o fogo ainda desligado. Certifique-se de que não haja cristais de açúcar nas bordas da panela.
Leve ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer até atingir entre 145 °C e 150 °C.
Dica: Se não tiver termômetro, faça o teste do copo com água: pingue uma gota da calda em água fria; ela deve endurecer imediatamente (ponto de vidro). - Lave e higienize os morangos, garantindo que estejam completamente secos.
Modele uma porção do brigadeiro ao redor de cada morango, envolvendo-o totalmente.
Com a calda pronta, mergulhe os morangos cobertos com brigadeiro rapidamente, formando uma camada crocante por fora. - Deixe esfriar em uma superfície untada ou sobre papel-manteiga.
- Assim que esfriarem completamente, embale imediatamente para manter a crocância.
Receita de Ludmila Pires – @chefludmilapires
*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/ Record