Servidor de prefeitura do Sul do PI denuncia ter sido agredido com socos enquanto recolhia vacas na rua; suspeito é ex-vereador


Servidor denuncia ter sido agredido por ex-vereador enquanto recolhia animais na rua
Um servidor da Prefeitura de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, que atua recolhendo animais de médio e grande porte soltos nas ruas da cidade, denunciou ter sido agredido enquanto exercia sua função. O caso ocorreu na terça-feira (22) e o suspeito é um ex-vereador da cidade, chamado Laercio Carvalho.
Em nota, a prefeitura da cidade repudiou o crime e informou que as providências legais cabíveis já foram tomadas (veja a nota abaixo).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a prefeitura, o funcionário, chamado Valdinar Ribeiro de Assis, estava exercendo sua função, recolhendo vacas em uma rua do município na manhã da terça, quando foi surpreendido e agredido com socos no rosto.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, o servidor relatou que o proprietário dos animais, apontado por ele e testemunhas posteriormente como o ex-vereador Laercio Carvalho, foi o responsável pela agressão.
O homem registrou um boletim de ocorrência e foi encaminhado para um hospital do município em seguida. Um exame médico constatou que ele sofreu fraturas na face e um desvio no septo.
O g1 procurou o ex-parlamentar, mas não obteve respostas até a última atualização da reportagem.
Servidor da prefeitura de São Raimundo Nonato relata ter sido agredido enquanto recolhia vacas na rua
Reprodução
Nota de repúdio da Prefeitura de São Raimundo Nonato
A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato manifesta seu mais veemente repúdio à agressão sofrida por um servidor público municipal, durante o exercício de sua função de recolhimento de animais soltos nas vias da cidade.
O ato de violência ocorreu enquanto o servidor executava uma atividade essencial, em razão do previsto na Lei Municipal nº 08/2019, de 06 de maio de 2019 (Código de Posturas do Município de São Raimundo Nonato/PI), que proíbe a criação e a permanência de animais de médio e grande porte soltos ou amarrados em vias públicas, visando a segurança da população e a prevenção de acidentes.
Reforçamos que nenhuma forma de violência ou intimidação contra servidores públicos será tolerada. O respeito ao trabalho dos profissionais que atuam em defesa do interesse coletivo é inegociável. Situações como esta configuram ainda desrespeito ao servidor público no exercício da função, conforme previsto no Art. 331 do Código Penal Brasileiro.
As providências legais cabíveis já foram tomadas, e a Prefeitura acompanhará o caso com firmeza, em apoio ao servidor e em defesa da ordem pública.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população e com a valorização dos servidores, que devem exercer suas funções com a tranquilidade e respeito.
Quarenta pessoas morreram em acidentes envolvendo animais em 2025
Animais de médio e grande porte, como equinos e bovinos, soltos nas ruas e em estradas podem causar graves acidentes de trânsito. Conforme a Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), de janeiro até julho, as equipes registraram que 40 pessoas morreram em acidentes envolvendo animais soltos. Em 2024, 55 óbitos foram registrados no mesmo período.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, em 2024, 333 acidentes envolvendo animais foram registrados nas rodovias federais que cruzam o Piauí, com 122 deles sendo graves. O levantamento apontou que 335 pessoas ficaram feridas em acidentes do tipo e 33 não resistiram e morreram.
“Infelizmente, alguns proprietários de animais criam esses animais soltos e eles soltos acabam causando acidentes com mortes. Nós estamos pretendendo com a operação trabalhar em três frentes: salvar a vida dos condutores, salvar os animais e fazer com que os proprietários desses animais acabem não respondendo por crimes mais sérios, como lesão corporal e até homicídio culposo”, detalhou diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
t
Adicionar aos favoritos o Link permanente.