
Mais um pinguim foi resgatado no Espírito Santo. Na manhã de terça-feira (22), o resgate ocorreu na Praia do Carone, em Marataízes, no Litoral Sul. É a 33ª ave marinha encalhada no Estado nas últimas duas semanas.
O coordenador da equipe de guarda-vidas de Marataízes, Fabio Belesini, confirmou que realizou mais um atendimento a pinguim. O Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar) afirmou que efetuou o resgate do animal.
A equipe de guarda-vidas constatou que ainda surgem animais da espécie debilitados, inclusive com suspeita de gripe aviária, mas ainda não se sabe a proporção. A recomendação é para não tocar nos animais, por questão de segurança.
Em duas semanas, foram registrados 33 casos de pinguins encalhados nas praias do Espírito Santo, sendo que 28 deles morreram, segundo o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).
Os pinguins resgatados são levados para o centro de reabilitação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), onde permanecem até a soltura. Eles são encaminhados para o Ipram em Vila Velha, onde o estado de saúde é monitorado.
O IPCMar afirmou que realiza monitoramento de praia diário em todo o Sul do Espírito Santo, para registros de encalhes de animais marinhos e de desovas de tartarugas de Guarapari a Presidente Kennedy.
O Instituto recebe acionamentos de moradores, guarda-vidas e populares através do número 0800 991 4800.
O PMP-BC/ES é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural.