355 ligações clandestinas são encontradas por dia na Bahia; Neoenergia Coelba reforça o alerta para os riscos da prática ilegal

Serviço da Coelba
Foto: Divulgação/Coelba

A Neoenergia Coelba flagrou, no primeiro semestre de 2025, mais de 65 mil ligações clandestinas na Bahia, uma média de 355 por dia. A prática ilegal coloca a vida da população e de animais em risco, pois é realizada por profissionais não autorizados e não habilitados. Como forma de prevenção e conscientização da população, a Neoenergia Coelba reforça os perigos que as ligações irregulares representam para a sociedade.

Apenas profissionais da Neoenergia Coelba podem realizar qualquer intervenção na rede elétrica. As ligações clandestinas, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço, que não seguem os critérios de segurança necessários, colocando a vida das pessoas e a integridade da rede elétrica em perigo.

O principal risco relacionado às ligações clandestinas é o de choque elétrico. Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a eletricidade e receber uma descarga, podendo vir a óbito. Além disso, os cabos e equipamentos utilizados podem não ter o isolamento indicado, gerando fuga de corrente e um risco elevado para toda a população.

Outro prejuízo causado pelas ligações clandestinas é a sobrecarga no sistema de energia. Toda a rede elétrica é construída com base em estudos técnicos e de engenharia que analisam a carga suportada pela rede elétrica. Como a ligação clandestina é feita à revelia da concessionária, essa demanda não dimensionada pode ocasionar uma sobrecarga e uma interrupção de energia que afeta todos os consumidores. A carga excedente pode vir a partir cabos e colocar as pessoas em risco.

Por isso, é importante que a população denuncie caso haja suspeita de furto de energia. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora ou pelo número 116.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.