O festejo que começou como um encontro informal entre famílias nordestinas em Curitiba (PR) transformou-se em um dos principais eventos de cultura regional da capital paranaense. A 11ª Festa Nordestina de Curitiba, que acontecerá no sábado (26), com identidade nordestina, forró pé-de-serra, cordel, quadrilha junina e pratos típicos como baião de dois e buchada de bode.
Histórico do festejo
Criada há mais de 30 anos pelas famílias Assis e Santiago, a festa criada para matar a saudade do nordeste, atrai hoje tanto a comunidade migrante quanto curitibanos sem ligação com o nordeste. Segundo um dos organizadores, o evento é realizado há mais de três décadas, com uma pequena pausa nos anos 2000, e depois retomado em um formato aberto aos amigos do sul para celebrar, brincar e apresentar um pouco da cultura do nordeste.
Veri Assis, um dos responsáveis pela organização, relembrou a trajetória, “tudo começou como uma festa familiar, devido ao mês de junho, mês de São João, as festividades dessa época do ano com nossa gastronomia e a música. E a participação da família, de amigos e amantes fez com que nós realizarmos uma festa aberta ao público que gosta da cultura nordestina. Ao longo do tempo deixamos de fazer na casa da família e passamos a alugar salões. Estamos na 11ª edição da Festa Nordestina de Curitiba e esperamos que essa seja tão prazerosa quanto as anteriores e que também tenha a lotação máxima”.

Essa festa tem boi e resistência cultural
Um dos momentos marcantes da Festa Nordestina é a apresentação do Boi Estrela, que recria a lenda folclórica com emoção e participação do público. “O boi nasceu da vontade do grupo de incorporar à Festa Nordestina mais elementos da cultura nordestina”, explica Veri Assis. A lenda do boi-bumbá ganhou destaque na celebração, e se tornou um dos momentos mais aguardados.
“Assim como o bom e conhecido forró pé de serra, composto pelo tradicional trio nordestino, a sanfona, o triângulo e a zabumba, na música e na dança. Além do baião de dois, o mungunzá, a tapioca, incorporados à alimentação, e o cordel na literatura, outros elementos da cultura nordestina, como o folclore com a lenda do boi-bumbá, também conhecido como Bumba meu boi, são marcantes na região”, destaca Veri.

O Boi Estrela teve sua primeira aparição na 6ª edição da festa e se tornou um sucesso. “O boi foi confeccionado e projetado na 6ª festa nordestina, e a aceitação e participação foi tão grande que a cada edição, o grupo reescreve a história com novos elementos e adaptando à conjuntura atual, com humor, improviso, identificação e participação do público, marcas da arte nordestina”, relata.
A lenda, que inspira a apresentação, narra um drama folclórico. “A lenda do boi-bumbá conta a história de um casal de empregados de uma fazenda, onde o homem, seu Francisco, cuida com devoção do boi do patrão, o Boi Estrela, e sua esposa Catirina, grávida e enciumada com os cuidados do marido com o boi, deseja comer a língua do animal, exigindo que o marido atenda ao desejo da ‘criança’”, conta Veri. O desfecho trágico e mágico emociona o público: “Seu Francisco, sem saída, corta a língua do Estrela para a esposa, e o boi morre. Diante da morte do boi e o sofrimento do marido, Catirina se sensibiliza, e juntos invocam forças para salvar o boi”.
Destaques da programação
Atrações musicais: Grupo Solidum (forró tradicional), Cláudio Santos (forró pé de serra), Forró de Maravilha e DJ Babs (mix de ritmos nordestinos contemporâneos).
Cultura popular: apresentação do Boi Estrela, quadrilha junina e recitação de cordel.
Gastronomia: barracas com pratos como buchada de bode, baião de dois, cuscuz nordestino, mungunzá salgado, tapioca, pamonha, espetinhos, pasteis, cachorro-quente, além de doces do Ceará.
Serviço
11ª Festa Nordestina de Curitiba
Data: 26/07/2025
Local: Rua Amador Bueno, 627 – Bairro Centenário, Curitiba (PR).
Horário: 19:00 às 02:30
Entrada: Ingressos podem ser comprados no perfil de Instagram: https://www.instagram.com/festanordestina.cwb/
O post 11ª Festa Nordestina de Curitiba celebra resistência cultural com forró, cordel e gastronomia neste sábado (26) apareceu primeiro em Brasil de Fato.