
Chega ao fim nesta sexta-feira (25) o Mutirão de Conciliação “Conciliando Cidadania”, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Feira de Santana, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e da Faculdade Unifan. O mutirão, que começou na segunda-feira (21), promoveu uma série de ações que unem justiça e cidadania.

A desembargadora Marielza Brandão destacou que o mutirão foi um sucesso. Segundo ela, mais de 5 mil audiências de mediação e conciliação nas áreas tributária, de família e cível foram realizadas.

“O resultado foi surpreendente. Além das audiências judiciais, também tivemos ações de cidadania como emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, vacinação e exames de DNA. Isso demonstra que, quando todas as instituições se unem, é possível proporcionar à comunidade diversos serviços”, afirmou.

Marielza Brandão destacou que algumas cidades da Bahia já demonstraram interesse em receber o projeto. Os próximos municípios que devem sediar o mutirão são Jequié, Camaçari e Juazeiro.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho falou sobre a importância do projeto para o município de Feira de Santana e para a população. Ele destacou que a ação agilizou os atendimentos e permitiu que as pessoas resolvessem várias pendências.

“Esse mutirão permite que as pessoas resolvam suas pendências com grandes descontos, com a participação do Tribunal de Justiça da Bahia, dos juízes, serventuários da justiça e servidores do município. Foi uma união perfeita que proporcionou o atendimento a centenas de pessoas”, afirmou.

Gustavo Checcucci, pró-reitor da Unifan, ressaltou que o evento trouxe benefícios para todos que participaram. Segundo ele, os serviços mais buscados foram acordos de IPTU, emissão de RG, conciliações na vara de família e vacinação.

“Saldo muito positivo. A sociedade ganha com atendimento de orientação jurídica, avanço nos processos que estavam parados e cuidados na área da saúde. Os alunos ganham experiência prática, além de um aprendizado humano enquanto cidadãos. Foram mais de 4 mil processos concluídos até ontem, e hoje o mutirão ainda continua”, explicou.



Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.