
Nos dias 2 e 3 de agosto, o Colégio Padre Ovídio, em Feira de Santana, sediará um dos maiores eventos voltados ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) da Bahia. A programação faz parte da Semana Nacional do TDAH e reunirá especialistas, educadores, familiares e pessoas diagnosticadas com o transtorno com o objetivo de ampliar o debate sobre o TDAH e estimular o acolhimento de quem vive com essa condição, além de desenvolver estratégias e habilidades para lidar com o quadro.

Feira de Santana recebe, pela quarta vez, a Jornada TDAH da Bahia e, segundo a psicopedagoga Patrícia Maltês, o movimento nasceu através de atendimentos voluntários em famílias de pessoas com TDAH e da necessidade de levar informação à sociedade. “As pessoas acham que o TDAH é apenas déficit de atenção e hiperatividade, e não é só isso. Ele afeta muitos aspectos da vida: emocionais, financeiros, profissionais e de relação interpessoal”, relata a psicopedagoga em entrevista ao Acorda Cidade.
Entre os principais temas abordados nesta edição, estão a garantia dos direitos educacionais médicos para as pessoas com TDAH, imunodeficiência e atraso do desenvolvimento, busca sobre a dopamina faltante, transtorno de ansiedade, TDAH e farmacologia.
A programação deste ano contará com um leque de palestrantes, entre eles a família Sabrá, o neurocientista Fernando Lauria, a neuropediatra Rachel Silvany, o psiquiatra Adriano Oliveira, além de outros profissionais que também estarão presentes, como Cláudia Pedral, Marivania Mota, Teresa Andion, Laura Serrat e Juliana Rocha.
O evento abrirá a roda de conversa “Minha vida com o TDAH”, mediada por Kelly Lee, para que as pessoas diagnosticadas ou familiares que têm contato com a condição possam expressar seus sentimentos e compartilhar experiências e vivências com o transtorno.

O primeiro momento da jornada será voltado aos profissionais da área, mas também estará aberto ao público. Já o segundo momento, que acontecerá em novembro, é destinado diretamente à famílias e pessoas com TDAH, envolvendo crianças e adolescentes.
As pessoas interessadas em participar da IV Jornada TDHA da Bahia podem realizar a inscrição pelo do site do Sympla. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (75) 99194-3771.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Matéria escrita pela estagiária de jornalismo Beatriz Rosado sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram