Polícia Militar fecha Praça dos Três Poderes, em Brasília, para visitação de turistas


Praça dos Três Poderes amanheceu fechada após decisão do ministro Alexandre de Moraes
A Polícia Militar do Distrito Federal restringiu, neste sábado (26), o acesso de turistas à Praça dos Três Poderes, na área central de Brasília.
Grades de ferro e barreiras foram instaladas ao longo de toda a praça – que recebe esse nome por ficar entre o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Os perímetros desses prédios também foram cercados por grades, instaladas pela própria segurança de cada poder.
Com o fechamento da Praça dos Três Poderes, atrações como a Casa de Chá – cafeteria no subsolo da praça, idealizada por Oscar Niemeyer – também ficaram inacessíveis ao público neste sábado. Até o meio-dia, o governo do DF não informava uma previsão de reabertura do espaço.
Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, fechada neste sábado em razão de ‘medidas de segurança’
Instagram/Reprodução
Na madrugada deste sábado, após ser intimado pelo ministro Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi até o local para negociar a saída de um acampamento montado no local pelo deputado Hélio Lopes (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Hélio Lopes montou uma barraca no local na tarde de sexta (25) e usava um esparadrapo na boca – segundo ele, em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal.
Outros parlamentares, como o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), também participavam do ato no local. Após negociarem com as autoridades locais, o grupo levantou acampamento e deixou o local já nas primeiras horas do sábado.
Grades e barreiras da Polícia Militar do DF na Praça dos Três Poderes, em Brasília
TV Globo/Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.