Praia do Peão, camping e clima country: veja estratégias de hotéis para atrair público da Festa de Barretos 


Público lota arena de rodeios da Festa do Peão de Barretos em 2024
André Monteiro
A pouco menos de um mês para a 70ª edição da Festa do Peão, a rede hoteleira de Barretos (SP) já opera com ocupação quase total.
Um dos principais pontos de hospedagem, o Barretos Park Hotel, anexo ao Parque do Peão inaugurou, neste ano, uma nova área de lazer, chamada ‘Praia do Peão’. O espaço conta com areia, espreguiçadeiras e programação exclusiva para os hóspedes durante o dia.
O Park Hotel é um dos mais procurados por turistas que visitam Barretos durante a Festa do Peão e atingiu quase 100% de ocupação com dois meses de antecedência.
✅ Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A procura, segundo o gerente geral do empreendimento, Adriano Santos, tem explicação: em 2025, o evento completa 70 anos.
“Em virtude da celebração dos 70 anos da Festa do Peão de Barretos, o hotel, que já costuma garantir até 30% de sua ocupação com um ano de antecedência, teve um aumento expressivo na procura e alcançou 95% de ocupação total com 60 dias de antecedência ao evento”.
Praia do Peão mistura clima de verão com a tradição sertaneja no Parque do Peão, em Barretos, SP
Divulgação
Neste ano, a novidade é a a chamada Praia do Peão, uma estrutura artificial de lazer anexa ao Parque do Peão, com lago, quiosques, brinquedos aquáticos e sistema de entrada avulsa (day use).
LEIA TAMBÉM
Festa do Peão de Barretos elege Rainha e Princesa 2025; veja quem são
Quem vai tocar na Festa do Peão de Barretos 2025?
Ana Castela fará dois shows para gravar DVD na Festa do Peão de Barretos 2025
Festa do Peão reúne sertanejos famosos em música para homenagear os 70 anos de história
O local faz parte de um projeto maior de turismo ecológico no município, que inclui a expansão do Park Hotel com novas piscinas, áreas de descanso e um poço de água termal previsto para 2026.
Praia do Peão mistura clima de verão com a tradição sertaneja no Parque do Peão, em Barretos, SP
Divulgação
Com a alta demanda, cresce também a procura por hospedagens alternativas, como o camping oficial montado dentro do Parque do Peão. A estrutura comporta até 20 mil pessoas, com chuveiros, pontos de energia, bares e até um mercado.
O espaço conta ainda com um palco exclusivo, que deve receber cerca de 30 shows ao longo da programação, entre DJs, duplas sertanejas e shows intimistas, criados especialmente para os hóspedes da área de acampamento.
Área do camping do Parque do Peão de Barretos, SP, em 2023
Alisson Demétrio
Outra alternativa são os trailes e motorhomes, que têm se tornado os queridinhos de muitos frequentadores do evento pela praticidade e comodidade.
A cidade conta com 25 hotéis e as 15 pousadas, que juntos somam 3,6 mil leitos, mas todos eles já estão praticamente esgotados.
Chácaras estilo hostel
Quem também busca mais conforto, mas fora do circuito tradicional do evento, pode encontrar opções em chácaras e casas por temporada, muito comuns na região nesta época do ano.
O Sítio Nossa Senhora Aparecida oferece hospedagem em estilo hostel desde 2015 e a lotação para o segundo fim de semana do evento, quando ocorrem os principais shows, já está em 90%.
“Mais da metade das reservas foram feitas ainda no ano passado. Tem gente que volta todo ano”, conta Daisy Freitas, proprietária do local.
Barretos também entrou na lista dos 10 destinos mais buscados do mundo no Airbnb para o mês de agosto, segundo levantamento da própria plataforma. A cidade foi a única brasileira a aparecer no ranking, impulsionada, justamente, pela Festa do Peão.
Além da intensa programação de shows, que reúne nomes como Ana Castela, Luan Santana e Jorge & Mateus, a Festa terá disputas esportivas, exposições culturais, provas equestres e diversas ações de marcas.
Jorge e Mateus, Ana Castela, Zezé Di Camargo e Luciano (em cima), Leonardo, César Menotti e Fabiano, Rionegro e Solimões e Murilo Huff (embaixo) são alguns dos destaques da Festa do Peão de Barretos 2025
Érico Andrade/Thais Ministro/Divulgação
Hotéis em cidades vizinhas também lotam
A procura por estadias não cresce apenas em Barretos durante a Festa do Peão. Em Olímpia (SP), que fica a cerca de 48 km de distância, a ocupação também já beira os 90%.
O Wyndham Olímpia Royal Hotels, por exemplo, precisou reforçar a equipe com mais 40% de funcionários temporários.
O hotel conta com 960 suítes e oferece diárias a partir de R$ 875, com pacotes especiais para o período da festa, segundo o gerente geral, Mario Pio.
“O evento não só é importante para nosso empreendimento, que está estrategicamente localizado, como para toda região que se beneficia do volume de turistas que a maior festa do peão do Brasil atrai”.
Mais de 80% do público da Festa do Peão é de fora
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, mais de 83% do público que participa da Festa do Peão é de fora de Barretos.
A média de permanência na cidade no período gira entre cinco e seis noites, o que torna o setor de hospedagem uma das engrenagens principais para o sucesso da festa, que é considerada o maior evento de rodeio da América Latina.
Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, associação que organiza a festa, conta que já há ingressos vendidos para moradores de 2.374 cidades brasileiras e, pelo menos, 25 países diferentes estão representados entre os compradores.
Segundo ele, mais de 10 mil empregos diretos e indiretos são gerados por conta do evento.
“A Festa do Peão de Barretos gera um impacto econômico significativo, estendendo-se por Barretos e cidades vizinhas da região, com o setor de hotéis e pousadas sendo um dos principais beneficiados pela atração de um público fiel e de alto potencial”.
Com expectativa de até 1 milhão de visitas ao longo dos dez dias de evento, a festa atrai turistas de todas as regiões do país e movimenta também a economia em um raio de até 200 km.
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.