
Milhares de fiéis participaram da Procissão de Senhora Santana na tarde deste sábado (26), em Feira de Santana. Muita fé e emoção marcaram o percurso da maior festa católica da cidade. Fiéis vindos de várias cidades da região, como Conceição do Jacuípe, participaram da celebração.

O Padre Jeanderson Leite, da Catedral de Nossa Senhora de Conceição do Jacuípe, falou sobre a importância da união das catedrais e da unidade em homenagem a Senhora Santana.

“A novena de Santana é uma festa para todas as arquidioceses, e todas as paróquias das cidades que compõem a nossa igreja vêm participar, celebrar em unidade. É uma bênção para todos nós”, disse.

Ana Célia Cardoso Santos, que participa há muitos anos da procissão, estava carregando um andor de Santo Expedito.

“Para mim, é uma bênção participar mais uma vez desta celebração”, afirmou.

Dom Zanoni, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, destacou que este é o dia da maior festa, a celebração de Nossa Senhora Santana, a mãe de Maria, mãe de Jesus.

“Essa festa faz parte da nossa tradição e está inserida na cultura do nosso povo, a ponto de marcar essa cidade, Feira de Santana”, declarou. Ele também pediu que a devoção inspire os fiéis a zelarem pelos mais velhos. “Cuidar dos nossos avós e entender que Deus enviou Seu filho nascido de uma mulher. Vamos celebrar a fé.”

João Miranda, do Grupo Despertar, destacou a relevância da juventude na igreja.

“Nossa juventude aqui na Catedral de Santana é grande, e estamos presentes na procissão em homenagem a Senhora Santana. Participamos de vários momentos aqui na igreja, e a juventude é muito importante para dar continuidade. A gente vai aprendendo com os mais experientes e vai passando o que aprendemos para frente”, declarou.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho fez questão de ressaltar sua participação nos eventos católicos. Segundo ele, a procissão é um marco para Feira de Santana.

“Um sábado muito bonito. Um momento histórico aqui em Feira de Santana com essa procissão no dia da padroeira da cidade, com milhares e milhares de fiéis rendendo essa homenagem”, afirmou.
Maria Ana Maia Brito, confeiteira de Conceição do Jacuípe, também prestigiou a procissão num ato de fé e devoção.

“Vim com mais de 40 pessoas, e é a primeira vez que participo aqui em Feira de Santana. Está tudo muito lindo, todos estão de parabéns”, disse.

Lourdes Silva, comerciante, comentou sobre as bênçãos alcançadas através de sua fé. “Já participo há muitos anos, desde jovem, e tudo que peço, alcanço. O principal é a fé”, destacou.

O Padre Paulo Tarso destacou o período de preparação para a festa e a expressiva participação dos fiéis.

“Tivemos nove dias de preparação para o dia 26. Agora, vemos uma multidão na procissão, demonstrando essa grande devoção e fé em Senhora Santana”, afirmou.

Sandra Fernandes, comerciante do bairro Serraria Brasil, carregava um andor de Nossa Senhora do Carmo. Ela destacou que participa há muitos anos da Festa de Santana e relatou as graças alcançadas ao longo de sua vida.

“A fé nos leva a fazer esse gesto de amor por Senhora Santana e por Nossa Senhora do Carmo, padroeira do bairro Serraria Brasil. A família toda é devota, e é algo tão contagiante que não tem como explicar. Sinto gratidão e amor”, declarou emocionada.







Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram