
O Instituto Ponte quebrou o recorde de inscritos e de selecionados no último processo seletivo. A organização capixaba busca promover a ascensão social através da educação e do acompanhamento individualizado a jovens com potencial e em situação de vulnerabilidade.
Ao todo, foram 2.168 inscritos de 21 estados do Brasil para no mínimo 100 vagas oferecidas. Após sete etapas de seleção realizadas ao longo de quatro meses, foram 113 jovens selecionados, superando o número de aprovados do ano passado, que foi de 90.
A ONG atendia alunos de 12 estados brasileiros e agora ampliou sua atuação para 19 estados: Espírito Santo, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Alagoas e Amazonas.
Dos novos alunos, 26 são do Espírito Santo e passam a integrar o programa com foco na ascensão social por meio da formação de longo prazo. Com os recém-aprovados, o Instituto Ponte chega ao total de 467 estudantes participantes do programa em 2025.
O processo seletivo teve média de 22 candidatos por vaga. Para Maria Luiza Pereira Pacheco, coordenadora de Seleção e Parcerias do Instituto Ponte, o resultado comprova o impacto e a credibilidade que o projeto vem conquistando em seus 11 anos de atuação.
Batemos um recorde de inscrições no nosso processo seletivo. Tivemos inscritos de quase todos os estados do Brasil. Selecionar jovens com potencial é um privilégio e um compromisso com a transformação por meio do acesso à educação de qualidade, disse Maria Luiza.
O processo seletivo teve início em 1º de abril e foi encerrado em 21 de julho. Ele ocorre anualmente com inscrições gratuitas.
Os nomes dos selecionados no processo seletivo de 2025 estão disponíveis no site oficial da organização.
Já o processo seletivo de 2026 terá as inscrições abertas no início de fevereiro, através do site da ONG.
Nosso objetivo é capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e desenvolverem habilidades e oportunidades que lhes permitam moldar seu futuro. Com nosso suporte, eles estão mais preparados para enfrentar desafios e alcançar suas metas, destaca Bartira Almeida, presidente do Instituto.