Secretário de Comércio dos EUA afirma que tarifas entram em vigor em 1º de agosto

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou, em entrevista à emissora Fox News, que as tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump vão entrar em vigor na data estabelecida, 1º de agosto, sem possibilidade de prorrogação ou carência. Fala foi publicada pelo perfil oficial da Casa Branca no X neste domingo (27).

Mas Lutnick disse que o governo Trump continua aberto para negociações.

O Brasil é o país mais afetados pelo novo tarifaço – produtos brasileiros exportados para os EUA serão taxados em 50%. Em seguida, vêm Laos e Mianmar, com taxas de 40%.

No caso do Brasil, as tarifas foram anunciadas por Trump no dia 9 de julho, em carta publicada em rede social. Nela, acusou o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, citou “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos” e ainda afirmou que a relação comercial entre EUA e Brasil é injusta, com prejuízo aos estadunidenses. No entanto, as trocas comerciais entre os dois países registram superávit para os EUA desde 2009, somando US$ 88,61 bilhões (ou R$ 484 bilhões na cotação atual).

Senadores brasileiros nos EUA

Uma missão oficial do Senado brasileiro já está em Washington para encontros com congressistas e representantes do setor produtivo estadunidense sobre o tarifaço. Eles já tiveram uma primeira reunião de trabalho na noite deste sábado (26).

Participaram das conversas Tereza Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Esperidião Amin (PP-SC), o astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).

Os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), que também integram a missão, ainda não haviam chegado aos EUA.

Na última quinta-feira (24), um grupo de 11 senadores democratas dos Estados Unidos enviou ao presidente Donald Trump uma carta apontando “preocupações com o claro abuso de poder” das ameaças feitas pelo governo estadunidense ao Brasil. O grupo também apontou incoerência na justificativa comercial da tarifa.

União Europeia

Donald Trump e a presidenta da União Europeia, Ursula Von Der Leyen, estão reunidos na Escócia neste domingo (27) para negociações sobre tarifas. Antes do encontro, ambos disseram que havia “50% de chance de um acordo”. Segundo anúncio da Casa Branca, produtos da UE devem ser taxados em 30%.

Trump classifica o mercado europeu como “muito fechado” e critica as barreiras às exportações de automóveis e produtos agrícolas dos EUA para o bloco.

A União Europeia é formada por 27 Estados-membro. Se Trump e Von Der Leyen chegarem a um acordo, ele precisará ser validado por todos os países integrantes. Representantes destas nações já tem prevista uma reunião para hoje, caso o acordo se concretize.

O post Secretário de Comércio dos EUA afirma que tarifas entram em vigor em 1º de agosto apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.