
Filha de agricultores, jovem mostra rotina no sítio e viraliza nas redes
A agricultura faz parte da história de uma família de Itapeva (SP) há mais de três décadas. Filha de pais agricultores, a influenciadora Sulamita Marcondes dos Santos cresceu em meio às plantações e, hoje, compartilha nas redes sociais a rotina no sítio, com vídeos sobre cultivo, cuidado com as plantas e a realidade da vida no campo.
Sulamita é filha de Elias dos Santos e Rose dos Santos, que começaram a trajetória na roça enfrentando dificuldades. “No começo, não foi fácil. Mas, com o tempo, o trabalho melhorou e transformou a nossa vida”, conta ela ao g1. O Dia do Agricultor é celebrado nesta segunda-feira (28).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Para a influenciadora, a agricultura é uma das profissões mais antigas do mundo e, mesmo com os avanços tecnológicos no setor, ainda exige cuidado manual, carinho e mão na terra. Ela também reforça que o agricultor, muitas vezes, planta sem saber se vai conseguir colher, pois depende de fatores externos, como o clima.
“Eu acho uma grandiosidade, uma delicadeza essa profissão, e eu tenho uma admiração tão grande pelos meus pais. Acho que até fez florescer essa vontade em mim de trabalhar com isso”, completou.
Sobre a produção da família, Sulamita contou que o pai, Elias, cultiva uma área maior de terra e consegue produzir para atender mais pessoas. Segundo ela, a agricultura transformou a vida da família, mas o início não foi fácil: faltavam insumos e produtos necessários para o plantio.
Com o passar do tempo, no entanto, a produção foi melhorando, e, hoje, a família vive do trabalho com a terra. Há 33 anos, eles cultivam plantações sazonais, fazem a colheita e vendem os produtos.
A criadora de conteúdo destacou que os pais sempre foram grandes incentivadores de sua profissão e sentem orgulho por ela seguir os mesmos passos deles, mas do seu próprio jeito.
Ela relembrou que sempre teve afinidade com a agricultura, mas ficou um tempo afastada. Neste período, sentiu vontade de retomar essa conexão e passou a cultivar a própria horta.
Segundo Sulamita, a mudança teve impacto não só financeiro, com a monetização dos conteúdos nas redes sociais, mas também pessoal. “Foi um reencontro comigo mesma”, afirmou.
“Melhorou muito eu como pessoa, o sentido da vida mudou, eu comecei a ver sentido nas pequenas coisas e a valorizar os pequenos ciclos. A planta ensina muito a gente a ter paciência e esperar. Eu gosto muito desse ramo que estou, e tenho certeza que os meus pais estão muito orgulhosos por eu estar trabalhando igual a eles, seguindo o exemplo deles”, disse Sulamita.
Além dos pais, Elias e Rose, os tios também são agricultores e vivem da terra. Ao g1, ela contou que, no início, nunca teve real interesse em trabalhar com agricultura, mas que essa conexão foi surgindo com o tempo.
Sulamita já atuava em outro projeto nas redes sociais quando percebeu que poderia incluir nos conteúdos o que fazia em casa, como o cuidado com plantas e a rotina no sítio. Aos poucos, o interesse virou paixão e, depois, profissão.
Conteúdo sobre cuidado e cultivo de plantas
Influenciadora de Itapeva (SP) cria conteúdo sobre sua rotina e cuidados com plantas
Sulamita Marcondes dos Santos/Arquivo pessoal
“Uma jovem senhora que mora no sítio”. É assim que Sulamita Marcondes se define nas redes sociais. Com os mais de 174 mil seguidores, ela compartilha conteúdos sobre plantação, cultivo, dicas de cuidados, construção de hortas e jardins, além da rotina ao lado da família.
Sulamita começou na internet com publicações voltadas ao emagrecimento, tema bem diferente do que aborda hoje. Ela contou que, depois de um tempo, chegou a conversar com sua terapeuta sobre o desejo de mudar completamente o foco dos conteúdos e mostrar o dia a dia no sítio.
Para ela, essa foi a melhor decisão que tomou na vida. Compartilhar a rotina no campo, segundo a influenciadora, também é uma forma de inspirar outras mulheres que vivem nesses espaços.
Seus vídeos têm alcançado grande público. Alguns somam mais de 700 mil visualizações. Entre os temas mais comuns, estão como cultivar plantas, montar hortas e jardins, e escolher produtos ideais, além da limpeza e os cuidados com o sítio.
Os produtos cultivados por ela são consumidos exclusivamente em casa e, quando há excedente, acabam sendo doados.
“Os conteúdos são do meu dia a dia. Por exemplo, eu ia mudar uma salsinha, gravava eu mudando, aí narrava, colocava os benefícios da salsinha, como cultivar, né, dava dica. Aí, a interação é natural, né?”, explicou.
No começo de suas produções, Sula estranhou a exposição ao público, mas, aos poucos, se acostumou. “Às vezes, eu vou na cidade, encontro algumas seguidoras e elas querem conversar. Eu acho bem interessante isso, porque aproxima pessoas que eu nem conhecia, nunca imaginei alcançar, e, com o meu trabalho, eu consigo atingir esse público, eu fico bem feliz”, citou a influenciadora.
Sulamita Marcondes de Itapeva (SP) alcança mais de 100 mil pessoas com seu conteúdo sobre agricultura
Reprodução/Redes sociais
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM