
Escola de tempo integral em Palmas
Divulgação/Prefeitura de Palmas
O início das aulas nas escolas municipais de Palmas foi reagendado e começará no dia 11 de agosto. A mudança, anunciada pela prefeitura nesta terça-feira (29), ocorre devido ao processo de posse dos novos concursados da Educação. A previsão no calendário letivo era de que as aulas iniciariam no 1º de agosto.
No início de julho, foram nomeados 1.236 aprovados no concurso para os cargos de técnico administrativo educacional e professores em diversas disciplinas. Segundo o município, as alterações não irão causar prejuízos ao calendário escolar.
“Estamos adequando o calendário escolar para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos por lei e nossos educadores serão devidamente orientados quanto à organização dessa reposição das aulas”, disse a secretária de educação Anice Moura.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A prefeitura também informou que, com o reagendamento, os professores recém-nomeados terão mais tempo para os processos de acolhimento, ambientação e integração.
Concurso da educação
O concurso da Educação de Palmas ofertou 3,5 mil vagas para início imediato e cadastro reserva, mas foi suspenso parcialmente pela Justiça, após o Ministério Público Estadual (MPE) receber denúncias de candidatos sobre um suposto “padrão atípico do gabarito” e questionamentos sobre possíveis falhas na elaboração e revisão das provas.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Palmas publica lista de nomeados em concurso da Educação; veja cargos
Mais de 6 mil famílias vão concorrer a moradias populares em Araguaína; veja próximas etapas
Em janeiro, a Prefeitura de Palmas convocou os aprovados nos cargos suspensos pela Justiça para ocuparem as vagas com contratos temporários, enquanto recorria da suspensão. O pedido do MPTO para anular parcialmente o concurso foi negado pela 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas no dia 29 de abril de 2025.
Em julho, centenas de servidores que ocupavam os cargos de Monitor de Desenvolvimento Infantil e Professor Nível I foram exonerados. Na época, a prefeitura informou que as exonerações ocorreram para a substituição dos contratos temporários por servidores concursados, e que muitos dos convocados atuavam na rede por meio de contratos e agora assumem suas funções de forma efetiva.
Veja os cargos dos nomeados:
Professor do Ensino Fundamental I – 736 nomeados;
Supervisor Pedagógico – 35 nomeados;
Orientador Educacional – 35 nomeados;
Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Educação Infantil) – 400 nomeados.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.