
A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Feira de Santana começou nesta terça-feira (29) com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), reúne profissionais, conselheiros, gestores, representantes da sociedade civil e usuários do sistema para avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento da política pública de assistência social no município.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária da Sedeso, Gerusa Sampaio, destacou o principal objetivo da conferência. “É ouvir as demandas da comunidade, das categorias. Realizamos 17 pré-conferências nos Cras, quatro nos distritos e uma na comunidade quilombola.”

Segundo a secretária, o evento é um espaço para dar voz à população, incluindo grupos que muitas vezes têm suas pautas invisibilizadas. Ela fez uma breve avaliação dos 20 anos de implementação do Suas em Feira de Santana e reforçou a importância da reestruturação.

“Nós queremos ressignificar, transformar. Nesse momento, temos estandes de vendas, aqui tem mulheres, mães atípicas, temos pequenas empreendedoras que justamente precisam ter um espaço para fomentar seus produtos, para que sejam protagonistas do seu destino e não fiquem apenas sendo beneficiárias do programa Bolsa Família, buscando assistencialismo”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social ao Acorda Cidade.
A secretária também ressaltou o desafio enfrentado pela rede de proteção social na cidade. “O grande desafio é conscientizar as pessoas, empoderá-las para que elas descubram os seus valores, os seus potenciais e não fiquem pedindo, e sim fornecendo, trabalhando, progredindo.”

A conferência, que segue até esta quarta-feira (30), também servirá para discutir e elaborar propostas que influenciarão futuras políticas públicas em Feira de Santana. “Toda essa discussão com propostas, iremos analisá-las para que possamos levar e trazer mais políticas para Feira”, afirmou Gerusa.

Ela também comentou sobre a importância da participação da comunidade durante os dois dias de conferência. O evento ainda conta com apresentações culturais, como a das crianças do Cras do bairro Baraúnas, que se apresentaram nesta terça.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.