
Um terremoto de grande força abalou o Oceano Pacífico nesta quarta-feira. O abalo sísmico, registrado com magnitude preliminar de 8.0 pela agência meteorológica do Japão, e depois corrigido para 8.7, teve seu epicentro próximo à Península de Kamchatka, na Rússia.
O tremor ocorreu às 8h25 (horário local do Japão), a uma profundidade estimada de 19,3 quilômetros. Imediatamente após o evento, a agência japonesa emitiu um aviso de tsunami para partes da costa do país. O alerta prevê ondas que podem atingir até 1 metro de altura, principalmente na costa do Pacífico.
Apesar da força do terremoto, relatos iniciais do norte do Japão, especialmente na ilha de Hokkaido (localizada a cerca de 250 quilômetros do epicentro), indicam que o tremor foi sentido apenas de forma leve. Até o momento, não há relatos de danos significativos causados pelo sismo em si.
O impacto potencial vem do oceano. O aviso de tsunami, um nível abaixo do alerta máximo, indica que a primeira onda poderia atingir o leste de Hokkaido aproximadamente uma hora e meia após o terremoto. Autoridades japonesas já ativaram um grupo de trabalho para monitorar a situação e coordenar ações se necessário.
O alerta não se limitou ao Japão. O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos, no Alasca, emitiu um aviso de tsunami para partes das Ilhas Aleutas e um alerta preventivo para trechos da costa oeste americana, abrangendo Califórnia, Oregon, Washington e Havaí. Uma extensa porção da costa do Alasca também está sob aviso.
A região do epicentro é conhecida por sua intensa atividade sísmica, fazendo parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”. A Península de Kamchatka já experimentou grandes terremotos no passado. Em novembro de 1952, um terremoto de magnitude 9.0 na mesma região gerou ondas de tsunami de 9,1 metros que atingiram o Havaí, causando danos, mas sem mortes reportadas. Apenas no início de julho deste ano, cinco fortes terremotos (o maior com magnitude 7.4) já haviam sacudido o mar perto de Kamchatka.
EM ATUALIZAÇÃO
Esse Rússia é atingida por forte terremoto 8.0. Alerta de tsunami é emitido foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.