Sete em cada dez transações no Brasil são por aproximação

A Visa identificou que quase 70% das transações com cartão no Brasil já são feitas por aproximação. Entre março de 2024 e março de 2025, a modalidade apresentou crescimento de quase 40% no volume de transações, consolidando-se como parte do dia a dia da população e evidenciando o avanço acelerado dos meios de pagamento digital no país.
Os indicadores revelaram aumento também no ticket médio das transações por aproximação, que cresceu 6% em março de 2025, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, refletindo a consolidação da confiança dos consumidores em utilizar essa tecnologia em compras de maior valor.

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1111A adoção se reflete com mais força nos grandes centros urbanos, impulsionando a maturidade digital tanto do varejo quanto da população. Entre as capitais, São Paulo aparece em destaque. A cidade concentra 10% do total nacional dessas transações e responde por 40% das movimentações entre as 10 cidades com maior volume. A seguir, aparecem Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, que juntas somam 14% do top 10.
Crescimento em diferentes setores
A mobilidade urbana é um dos setores que mais impulsiona o uso da aproximação no país. Disponível em modais como metrôs, trens, ônibus, pedágios e estacionamentos a aceitação da modalidade na mobilidade urbana usa tecnologia proprietária da Visa, desenvolvida no hub de inovação da companhia, o LabGarage, localizado no Cubo Itaú, em São Paulo. A solução é totalmente agnóstica, permitindo também transações com outras redes de pagamento.
O crescimento também é perceptível nos segmentos mais populares entre os setores varejistas. De acordo com análise da Visa baseada em transações processadas pela empresa em março de 2025, os supermercados responderam por 20% do total, seguidos por postos de gasolina (8%), restaurantes (7%), fast food (7%) e farmácias (5%). Outros modelos de varejo, como papelarias, lojas de presentes, petshops, entretenimento e itens automotivos, representaram 31%. Esses segmentos somam quase 80% do total das transações por aproximação naquele mês, evidenciando o uso cotidiano da tecnologia em diferentes categorias de consumo.
“A tecnologia de pagamento por aproximação facilita a rotina das pessoas e tem transformado a experiência de consumo. Na Visa, buscamos tornar essas transações cada vez mais seguras e fluidas, contribuindo para a confiança dos consumidores e para a digitalização do varejo brasileiro. A segurança também é um fator importante nessa consolidação, os dados da Visa mostram que os índices de fraude com os pagamentos por aproximação são baixos e até menores em relação às transações realizadas com chip”, afirma Fernando Amaral, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil. A Visa processou sua primeira transação por aproximação no Brasil em 2008 e, desde então, tem desenvolvido soluções que ampliam a segurança e a praticidade da modalidade, oferecendo mais agilidade e segurança tanto para consumidores quanto para estabelecimentos.

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