Em meio a ações contra tarifaço, aprovação de Lula cresce no Brasil e supera rejeição

Em meio ao enfrentamento às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aprovação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a desaprovação pela primeira vez em 2025. É o que indica o levantamento Latam Pulse, iniciativa colaborativa da AtlasIntel e da Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira (31).

Segundo a pesquisa, 50,2% dos brasileiros aprovam a atuação de Lula, contra 49,7% que desaprovam. A última vez que a aprovação superou a desaprovação na pesquisa Latam Pulse havia sido em outubro de 2024.

O resultado segue uma tendência de crescimento na aprovação observado entre maio, junho e o começo de julho, quando Trump ameaçou aplicar taxas de 50% nos produtos brasileiros. Nesse sentido, a imagem de Lula é positiva para 51% dos brasileiros e negativa para 48%.

Seguindo essa melhora, as avaliações negativas do governo Lula diminuíram 3 pontos percentuais e as avaliações positivas cresceram 5 pontos percentuais. Apesar disso, as avaliações “ruim/péssimo” (48,2%) ainda superam as avaliações “ótimo/bom” (46,6%). Mas há uma tendência de melhora. Entre junho e julho, o crescimento na imagem positiva de Lula foi de 4 pontos percentuais.

Já a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cuja articulação pelo tarifaço de Trump pretendia beneficiar, piorou no mesmo período.

O post Em meio a ações contra tarifaço, aprovação de Lula cresce no Brasil e supera rejeição apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.