
A temporada de 2025 do Capixaba de Ferro termina no domingo (3). A quarta e última prova do calendário é o Triatlo Capixaba de Ferro Desafio Realcafe Reserva, na praia da Bacutia, em Guarapari.
São 580 triatletas inscritos, de 19 estados e cinco países diferentes: Brasil, Argentina, Venezuela, EUA e Nova Zelândia.
A prova acontece na praia da Bacutia, em Guarapari, com largadas a partir das 6h30 e três categorias em disputa: sprint, standard e half.
“É uma prova muito importante, que vale pontuação para o ranking estadual e também brasileiro”, destaca o organizador do evento, Roberto Vieira.
Pedido de casamento após a linha de chegada
A prova do ano passado na Bacutia teve até pedido de casamento. Logo após cruzar a linha de chegada da categoria sprint na 45ª colocação geral feminino, depois de 2h09min06, a triatleta Layza Barcelos foi recebida pelo amado e pedida em casamento ali mesmo.
O “sim” foi bastante festejado pelos demais competidores e familiares dos competidores que estavam ali.
Ismael Rozeno e Andressa dos Reis venceram em Guarapari na distância sprint; Marcos Vinicius Barcellos venceu na categoria sprint paratleta; Luis Ohde e Victoria Castro foram os campeões na standard; e João Victor Lima e Stella Furlan foram os campeões na categoria half.
Temporada do Capixaba de Ferro em 2025
A temporada de 2025 começou em março, com recorde de competidores na etapa do Triatlo Capixaba de Ferro Desafio Realcafé Reserva na praia de Camburi, em Vitória. Foram 850 triatletas e as vitórias de Isabela Chen e Cesar Brioschi Lopes na categoria sprint, e Stella Furlan e Ismael Rozeno na standard.

Em maio, novamente na praia de Camburi, aconteceu a Corrida Capixaba de Ferro Desafio Grupo Águia Branca, com três mil participantes.
Ramon de Paula e Yries Pereira venceram a prova na distância de 6km; Maquezile Gabriel Pio e Juliane Bispo foram os primeiros colocados nos 10km; e Jonilson Prates e Lyvia Rostoldo foram os campeões no percurso de 21km.
A terceira prova do ano foi a Travessia Capixaba de Ferro, realizada em junho, na Curva da Jurema, em Vitória. Foram 500 nadadores em uma das provas mais esperadas do ano.
Giovani Milanez e Carolina Queiroz venceram a prova de 1km; Murilo Teixeira e Thamy Ventorin foram os mais rápidos na prova de 2km; e Matheus Tavares e Carolina Queiroz foram os vencedores nos 4km.