Round XLA: Startups aprendem a sobreviver ao jogo da experiência

No último dia 29 de julho, Vitória foi palco da Feira Innova – Encontro Nacional de Startups, que reuniu mais de 150 startups, sendo 30 de outros estados, para um grande movimento de conexão, inovação e oportunidades. O evento destacou a força do ecossistema capixaba de inovação e contou com apoio de incubadoras da Universidade Federal, do Instituto Federal e de escolas técnicas do governo estadual. Atualmente, o Espírito Santo já soma mais de 500 startups, e a meta é chegar a 1.000 até 2029.

Entre os destaques da programação esteve a palestra “Round XLA: Sobrevivendo ao Jogo da Experiência”, apresentada por Jackson Galvani, referência nacional em gestão de experiência e inovação em TI e nosso colunista do Folha Digital.

XLA: a nova régua da experiência nas startups

Durante a palestra, Galvani mostrou que XLA (Experience Level Agreement) vai além dos tradicionais SLAs (Service Level Agreements). Enquanto o SLA mede eficiência técnica (como tempo de resposta e disponibilidade), o XLA mede aquilo que realmente importa: a percepção e a satisfação do cliente.

XLA não é sobre o que você faz… É sobre como o cliente se sente com o que você faz. Destacou Galvani.

Com analogias criativas inspiradas em jogos de estratégia, o Galvani ilustrou como as startups precisam aprender a “jogar” para encantar clientes e garantir sobrevivência em um mercado competitivo.

  • Batatinha Frita 1, 2, 3: no jogo, um movimento em falso significa eliminação; nas startups, um erro de atendimento pode resultar em churn (perda do cliente).
  • Cabo de Guerra: o equilíbrio entre tecnologia e humanidade é essencial para não “romper a corda” da relação com o cliente.

Como implantar o XLA em uma startup

Segundo Galvani, adotar o XLA passa por um ciclo de maturidade que inclui:

  • ouvir o cliente por meio de pesquisas e observação;
  • criar personas e mapas da jornada;
  • definir momentos da verdade;
  • estabelecer experiências-chave;
  • medir percepção com indicadores como CES (Customer Effort Score), NPS (Net Promoter Score) e análise de sentimento;
  • treinar equipes para unir empatia e agilidade.

Só sobrevive quem encanta. SLA é só o começo. XLA é o fim que encanta.

Um público engajado

A interação com o público foi intensa e mostrou que as startups estão cada vez mais atentas à importância de entregar experiências memoráveis. O clima foi de entusiasmo e troca de aprendizados, consolidando a Feira Innova como um marco para o ecossistema de inovação no Espírito Santo.


A tecnologia pode ser uma valiosa aliada para todos nós, desde que seja utilizada de maneira equilibrada e segura, garantindo que todos nós tenhamos acesso seguro e informações confiáveis.

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