
O nome do deputado federal Zé Neto (PT) foi oficialmente incluído no SerasaJud, plataforma que o Poder Judiciário utiliza para comunicar a inadimplência de cidadãos ao Serasa. Na decisão, a juíza Lisiane Sousa Alves justifica a medida em virtude do não pagamento de uma multa.
A penalidade financeira foi aplicada em um processo que tramitou ainda durante o período eleitoral de 2024 e reconheceu que Zé Neto, então candidato a prefeito de Feira de Santana, fez uso indevido de propaganda eleitoral. A ação foi movida pelo também então candidato, e atual prefeito, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil).
A decisão da juíza da 155ª Zona Eleitoral de Feira de Santana ainda explica que, apesar de a Advocacia Geral da União (AGU), que representa os interesses da União, declarar desinteresse em cobrar o valor da multa, e o Ministério Público Eleitoral ter opinado pelo arquivamento do processo, ainda assim, a anotação do débito em nome do parlamentar foi autorizada, como forma de manter o registro da dívida.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.