2ª Parada Negra LGBT+ de BH pauta luta por justiça racial e climática no sábado (9)

Blocos de cultura afro-brasileira e artistas apresentarão durante ato

A luta por justiça racial, climática e pelos direitos da população negra e LGBT+ vai ocupar as ruas de Belo Horizonte no sábado, 9 de agosto, a partir das 14h, com a realização da 2ª Parada Negra LGBT+. O ato tem como ponto de partida a Praça Sete, no centro da capital, e seguirá até o Viaduto Santa Tereza, com cortejo, intervenções artísticas e programação cultural.

Sob o tema “Okê Arô – A luta pela Justiça Racial e Climática”, a atividade é organizada pela Rede Afro LGBT Minas em parceria com o grupo Teatro Negro & Atitude. A proposta é reforçar a urgência da construção de políticas públicas que enfrentem o racismo, a LGBTfobia e as desigualdades ambientais.

:: Acompanhe o podcast Visões Populares e fique por dentro da política, cultura e lutas populares de MG e do Brasil ::

O nome da edição faz referência a Oxóssi, orixá das florestas e da fartura. Para a organização, a saudação “Okê Arô” evoca a necessidade de proteger os territórios, o meio ambiente e as vidas negras e dissidentes, que estão na linha de frente das consequências da crise climática.

“A Parada Negra LGBT+ de Belo Horizonte não é apenas uma celebração, mas um ato político crucial para dar visibilidade às interseccionalidades enfrentadas por pessoas negras e LGBT+”, reitera a Rede Afro LGBT+, em nota.

Cultura afrocentrada 

Durante a concentração e o cortejo, blocos de cultura afro-brasileira, coletivos e artistas da cena LGBT+ de BH darão o tom do protesto. No encerramento, o Viaduto Santa Tereza será palco para shows, apresentações de dança, performances e DJs, celebrando a resistência e a criatividade da cultura negra urbana, com destaque para o hip hop e o funk.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O evento é viabilizado com apoio de uma emenda impositiva municipal, por meio do Instituto Odeon e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e conta com o patrocínio do Sindicato dos Bancários de BH e do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). Também conta com apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Serviço:

Evento: 2ª Parada Negra LGBT+ de Belo Horizonte

Data: 9 de agosto de 2025 (sábado)

Horário: A partir das 14h

Concentração: Praça Sete, Centro, Belo Horizonte/MG

Percurso: Da Praça Sete até o Viaduto Santa Tereza, com programação cultural até as 22h

O post 2ª Parada Negra LGBT+ de BH pauta luta por justiça racial e climática no sábado (9) apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.