A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) emitiu um alerta sobre uma nova tentativa de golpe registrada no Rio Grande do Sul. Conforme nota divulgada pela estatal, nesta quinta-feira (31), golpistas estão se passando por funcionários da Conab para coletar dados pessoais de moradores atingidos pelas enchentes, com a promessa falsa de entrega de cestas básicas e medicamentos.
De acordo com relatos recebidos pela Companhia, os falsos empregados têm ido de porta em porta solicitando informações cadastrais e, em alguns casos, exigindo fotos das vítimas segurando seus documentos de identificação.

A Conab afirma que não realiza qualquer tipo de cadastro presencial ou cobrança para a entrega de doações. Segundo o comunicado, o acesso aos programas da estatal ocorre exclusivamente pelos canais oficiais da Conab ou do governo federal, sempre de forma transparente, legal e gratuita.
A Companhia também alertou para o aumento de tentativas semelhantes em outras regiões do país. “Em caso de abordagem suspeita, nenhum dado deve ser fornecido, tampouco qualquer tipo de pagamento realizado”, reforça o texto. A orientação é para que as vítimas registrem ocorrência junto aos órgãos de segurança e comuniquem a estatal pelos canais oficiais.

A nota reitera o compromisso da Conab “com a transparência, integridade e segurança das ações que desenvolve e permanece à disposição para prestar esclarecimentos adicionais”.
O post Conab denuncia golpe no RS para extorquir vítimas da enchente apareceu primeiro em Brasil de Fato.