
Jairo Ribeiro, ex-prefeito de Iracema (RR).
Reprodução/Facebook/jairoribeiro
O ex-prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro (Republicanos), foi preso em flagrante nessa sexta-feira (1º) durante uma operação da Polícia Federal (PF) por corrupção eleitora, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A PF cumpria mandado de busca e apreensão na casa de Jairo quando encontrou indícios que justificavam a prisão em flagrante. Ação faz parte da operação Voto de Cabresto que também teve a atual prefeita, Marlene Saraiva (Republicanos).
A reportagem tenta contato com a defesa da prefeita e do ex-prefeito.
O g1 apurou que além de Jairo, a PF também prendeu em flagrante outro alvo da operação por posse de munições, mas será estipulado uma fiança e ele não seguirá preso.
Ao todo, a operação Voto de Cabresto cumpre 10 mandados de busca e apreensão em Iracema e em Boa Vista. Dois vereadores reeleitos e o cunhado da prefeita também foram alvos.
LEIA TAMBÉM:
Prefeita e ex-prefeito de Iracema são alvos de operação da PF por suspeita de compra de votos
Os pagamentos eram feitos por PIX a candidatos aliados, utilizando empresas de fachada. Com o dinheiro, os candidatos cooptavam eleitores no município.
Também foi identificado o pagamento de valores em espécie a eleitores, que eram coagidos a filmar o momento do voto na cabine de votação, como forma de comprovação.
Nas eleições de 2024, o ex-prefeito Jairo era cabo eleitoral de Marlene, declarando apoio público à ela. O primeiro ato de Marlene ao tomar posse foi sancionar uma lei que garante a segurança pessoal para ex-prefeitos, custeada com verba pública do município.
A lei nº 543/2025 prevê uma equipe com motorista e três seguranças e beneficia principalmente o ex-prefeito Jairo.
Para ter direito, o ex-prefeito precisa comprovar que já sofreu atentado durante o seu mandato e que o inquérito policial não comprovou os executores, como é o caso de Ribeiro. Em 2018, Jairo foi baleado em cada um dos braços, e com outro de raspão no peito. Ninguém foi preso.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.