A Amazon superou as estimativas para seus lucros no segundo trimestre , com US$ 167,7 bilhões em receita, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, e lucro por ação de US$ 1,68, acima dos US$ 1,26 do mesmo período do ano anterior. O lucro líquido foi de US$ 18,2 bilhões, acima dos US$ 13,5 bilhões do ano anterior. Wall Street esperava US$ 162,1 bilhões em receita e lucro por ação de US$ 1,33.Apesar de superar as expectativas, as ações da Amazon caíram mais de 3% nas negociações após o after hour.
A AWS relatou US$ 30,9 bilhões em receita no segundo trimestre, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior, resultado de acordo com as estimativas dos analistas.
A empresa obtém a maior parte de seus lucros operacionais da AWS — cerca de US$ 10,2 bilhões no segundo trimestre, mais da metade da receita operacional total da Amazon, de US$ 19,2 bilhões.
A Amazon disse no início deste ano que espera aumentar os gastos de capital para mais de US$ 100 bilhões em 2025, ante US$ 83 bilhões em 2024, com a maior parte destinada à construção de capacidade de IA na AWS.
As vendas em lojas online totalizaram US$ 61,5 bilhões, um aumento de 11%.
Publicidade: O negócio gerou US$ 15,6 bilhões em receita no trimestre, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Serviços de vendedores terceirizados: a receita de serviços de vendedores terceirizados aumentou 11%, para US$ 40,3 bilhões.
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Custos de envio: a Amazon gastou US$ 23,3 bilhões em envio no segundo trimestre, um aumento de 6%.
Lojas físicas: A categoria, que inclui Whole Foods e outros supermercados da Amazon, registrou receita de US$ 5,6 bilhões, um aumento de 7%.
Número de funcionários: A Amazon emprega 1,54 milhão de pessoas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Esse número não inclui trabalhadores sazonais e contratados.
Prime: a receita de serviços de assinatura, que inclui assinaturas Prime, chegou a US$ 12,2 bilhões, um aumento de 12%.
No Brasil, Amazon ultrapassa R$ 55 bilhões em investimentos
O Brasil, considerado uma das prioridades nos planos de expansão global da Amazon, já recebeu mais de R$ 55 bilhões de investimentos da empresa na última década. O valor representa aproximadamente R$ 15 milhões por dia ao longo dos últimos 10 anos. Com investimentos em logística, desenvolvimento local de tecnologia, serviços de nuvem, geração de empregos e qualificação profissional, fomento ao empreendedorismo e iniciativas voltadas às comunidades locais, os dados integram a nova edição do relatório de impacto econômico da Amazon, serviços de varejo e da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, que evidencia o crescimento consistente e a expansão da operação no Brasil.
Em um movimento contínuo de expansão, a empresa dobrou nos últimos anos sua geração de postos de trabalho, passando de 18 mil para 36 mil empregos diretos e indiretos gerados em suas atividades comerciais no Brasil. Essas posições se estendem a diversos setores estratégicos da cadeia econômica nacional, como logística, tecnologia da informação e entretenimento. Mantendo seu ritmo de crescimento, enquanto impulsiona o desenvolvimento do país, somente no primeiro semestre de 2025, a Amazon já contratou mais de 1.000 profissionais para cargos corporativos e de tecnologia no Brasil, além de ter no momento mais de 550 vagas em aberto nesses setores.
“Ao investir mais de R$ 55 bilhões na última década e gerar 36 mil postos de trabalho, reforçamos nosso compromisso contínuo com o Brasil. Não estamos apenas expandindo nossa presença local, mas contribuindo para transformar o cenário econômico e tecnológico do país. Cada investimento é pensado para gerar um impacto positivo duradouro em diversos segmentos – seja criando empregos, impulsionando o empreendedorismo ou promovendo a inovação tecnológica. Estamos comprometidos em ser um catalisador do crescimento do país, trabalhando lado a lado com empreendedores locais, comunidades e parceiros para construir uma economia cada vez mais forte, digital e inclusiva”, afirma Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon.com.br.
Com mais de 25 anos de experiência e pioneira em inteligência artificial (IA), a tecnologia sempre fez parte do DNA da Amazon. Centrada no cliente e aplicada em suas diversas frentes de negócios, a Amazon reinventou experiências de consumidores por meio da tecnologia, impulsionando a inovação e empoderando milhares de pessoas e diversos tipos de negócios pelo mundo.
“Nossa estratégia de crescimento no Brasil é focada em gerar impacto positivo em todo o país e pelos nossos diferentes negócios. Reconhecemos a responsabilidade que vem com nossa ampla escala global e nacional e estamos comprometidos em continuar inovando e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, trabalhando diariamente em soluções que benefíciam nossos times, clientes e parceiros locais”, afirma Cleber Morais, diretor-geral de Amazon Web Services (AWS) no Brasil.
Desde 2011, a Amazon expandiu significativamente sua estrutura física e digital no Brasil. Nos últimos 18 meses, 140 novos polos operados com tecnologia Amazon foram abertos, totalizando 200 polos logísticos estrategicamente distribuídos em todas as regiões do Brasil, além do processo de expansão da operação do programa FBA – Logística da Amazon que alcançará todos seus Centros de Distribuição. Essa infraestrutura viabiliza entregas cada vez mais rápidas e seguras, e uma experiência de compra ainda mais conveniente para nossos clientes em 100% dos municípios, entregando mais de 150 milhões de produtos, distribuídos em 50 categorias no varejo e no serviço de marketplace.
Além das entregas de produtos, a Amazon atua em múltiplas frentes de negócios no Brasil, que contemplam desde serviços de assinatura (Amazon Prime e Kindle Unlimited), tecnologia (AWS), entretenimento (Prime Video, Amazon Music e Amazon Publishing) a seus produtos próprios (Alexa, Kindle, Echo e Fire TV).
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