
Um dos cursos oferecidos em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte é o de pedicure e manicure
Divulgação/PBH
Imagina a oportunidade de aprender um ofício ou uma profissão de graça e ainda com direito a material didático, lanche e transporte?
Instituições e projetos, públicos e privados, na região metropolitana de Belo Horizonte, oferecem oportunidade de qualificação para que jovens e adultos tenham a chance de conseguir um emprego com carteira assinada ou até empreender por conta própria.
A previsão, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é investir de R$ 2,9 milhões na qualificação profissional de jovens e adultos até o fim do ano.
Os cursos são oferecidos por instituições parceiras ou por meio dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Há vagas disponíveis para os cursos de : Informática básica; Manicure e Pedicure; Eletricista Instalador Predial; Pedreiro de Acabamento; Eletricista de Baixa Tensão; Assistente de Departamento Pessoal.
As vagas variam por curso. Para Informática, são 15 vagas. Já, para os outros cursos, a disponibilidade varia entre de 20 à 25 vagas.
Cursos de qualificação em Belo Horizonte
Ano passado, 1.289 pessoas se inscreveram nos cursos oferecidos pela PBH, por meio do Programa Mineiro de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Para esse ano, a previsão é de 1.544 pessoas matriculadas. Para se inscrever, a pessoa precisa ter mais de 16 anos e residir na capital mineira. O público que frequenta o Cras ou o Creas tem prioridade para acesso às vagas.
“Os cursos de qualificação são meios para a promoção do trabalho, da educação e do desenvolvimento de habilidades e contribuem para a inclusão e a permanência do cidadão no mundo do trabalho”, afirma Kátia Parreiras, gerente de programas e projetos socioassistenciais e intersetoriais da Prefeitura de Belo Horizonte.
Uma das instituições que fornecem cursos de qualificação em parceira com a PBH é a AST, no bairro Lindéia
TV Globo
Instituições parceiras da PBH:
Ação Social Técnica – AST:
Endereço: Avenida Flor de Seda, 957, Bairro Lindéia – Belo Horizonte
Telefone: (31) 3385-2277
E-mail: [email protected]
Site: www.ast.org.br
Redes sociais: @tio_beijo_oficial
Associação das Obras Pavonianas de Assistência – AOPA:
Endereço: Rua Dias de Toledo, 99 Bairro Vila Paris – Belo Horizonte
Telefone: (31) 2517-1950/3344-1800
E-mail: [email protected]
Site: www.obraspavonianas.org.br
Redes sociais: @obrassociaispavonianas
Associação Frei José Renato:
Endereço: Rua Guilherme Soares, 167 – Aarão Reis
Telefone: (31) 3437 8902
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: @freijoserenato
Grupo de Desenvolvimento Comunitário – GDECOM:
Endereço: Rua Cajui,100 – CEP 31 260 480 – Bairro Suzana – Belo Horizonte MG
Telefone: (31) 3497-7255
E-mail: [email protected]
Redes sociais: @gdecom
Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região:
Endereço: Rua Sete de Setembro, 405 – Cabana
Telefone: 31 3386 1247 (whatsapp)
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: @grupodeapoiocabana
Um dos cursos de qualificação mais procurados no Senac é o de gastronomia; Insituição tem 650 vagas
Genilton Elias/Senac-MG
Senac oferece 650 vagas
Nesse mês, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com mais de 650 vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional na região metropolitana de Belo Horizonte. São 46 formações, nas áreas de gastronomia, informática, moda, gestão, estética e saúde, incluindo cursos técnicos e cursos ágeis (formações rápidas iniciais ou de aprimoramento).
Veja os cursos gratuitos com início das aulas previstas para agosto:
• Bombons e trufas – Início 02/08 – manhã
• Técnicas básicas para preparo de molhos quentes e frios – Início 04/08 – tarde
• Hardware – montagem e manutenção de computadores – Início 04/08 – tarde
• Personal stylist – Início 04/08 – manhã
• Técnico em Estética – Início 04/08 – manhã e noite
• Técnico em Enfermagem – Início 04/08 – manhã e tarde
• Técnico em Informática – Início 04/08 – noite
• Assistente de Pessoal – Início 11/08 – noite
• Cuidador de Idoso – Início 11/08 – noite
As inscrições vão até o preenchimento de todas as vagas e devem ser feitas, presencialmente, na unidade do Senac onde o curso estiver disponível: Faculdade BH (Barro Preto), Venda Nova, Guajajaras (Centro), Betim e Contagem.
É necessário apresentar um documento com foto, CPF, comprovante escolar e de residência. Menores de idade precisam comparecer acompanhados dos responsáveis legais.
“Os cursos são ofertados por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG). O PSG disponibiliza as vagas para todas as pessoas, cuja renda familiar per capta não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis. Essas instituições devem estar devidamente credenciadas junto ao Senac”, explica o diretor regional do Senac em Minas, Joaquim Antônio Gonçalves .
Mais informações no site do Senac. E também pelo telefone 0800 724 4440 ou WhatsApp (31) 3057-8600.
Mulheres recebem aulas de costura, reaproveitamento de materiais e noções de empreendedorismo.
Divulgação/Sedese
Trajeto Moda
O Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Estado de Educação (SEE), informou que planeja ofertar cerca de 10 mil vagas em cursos de qualificação profissional, ainda neste ano.
Entre os projetos, Minas Forma, Comunidade Empreendedora e o Trajeto Moda, direcionado para as mulheres em diversas regiões do estado.
As inscrições e informações sobre os cursos são divulgadas pelos canais oficiais da Sedese e das instituições parceiras em cada município, como o Senac e o Senai. Ache o seu e boa sorte!
Vídeos mais vistos no g1 Minas: