É Ouro: estudante mineiro conquista medalha em olimpíada internacional de matemática nos EUA


Marcus Paulo, de 16 anos, é medalha de ouro na Copernicus Olympiad, uma das principais competições de matemática mundiais.
Arquivo Pessoal
Com apenas 16 anos, Marcus Paulo, é medalha de ouro na Copernicus Olympiad – Global Round 2025, uma das olimpíadas mundiais de matemática mais prestigiadas do mundo. A disputa foi entre os dias 26 e 31 de julho, em Nova Iorque, nos Estados Unidos e a divulgação do resultado ocorreu nesta sexta-feira (1).
Marcus disputou o nível 5 da competição, voltado a estudantes com alto desempenho acadêmico. Mesmo com mudanças de última hora na estrutura da prova, que tornaram o desafio ainda mais difícil, o jovem mineiro se destacou entre participantes de diversos países.
Além de Marcus, outros 43 estudantes e 16 servidores de 11 escolas estaduais mineiras também foram selecionados para representar o estado e o Brasil em olimpíadas internacionais de matemática e robótica, que acontecem entre julho e agosto em países como Japão, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.
Marcus Paulo é estudante da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A viagem dele e da professora Aline Heloísa foram custeadas pelo governo de Minas Gerais.
📚 A Copernicus Olympiad ➕➖➗
A Copernicus Olympiad reúne estudantes do ensino fundamental e médio de dezenas de países. Além das provas, promove atividades culturais e de integração.
A competição é dividida em duas etapas — a Rodada Preliminar e a Rodada Global. O objetivo é estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos participantes.
A fase preliminar é realizada online, com provas objetivas e abertas, enquanto a etapa final acontece presencialmente em Nova Iorque, nos Estados Unidos, reunindo os melhores classificados em uma experiência imersiva de alto nível acadêmico e cultural.
Os participantes são avaliados por critérios rigorosos, com questões que exigem não apenas conhecimento técnico, mas também pensamento crítico e originalidade. Os melhores colocados recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados e prêmios como tablets, relógios inteligentes e até bolsas de estudo.
O vídeo abaixo mostra a importância do incentivo a competições como esta na vida de jovens estudantes.
Jovem tem a vida transformada pela conquista das Olimpíadas de matemática
Confira os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.