
O Rio Branco está a seis jogos de realizar o sonho de ser o primeiro time capixaba a subir para a Série C do Brasileiro. A contagem regressiva começa neste sábado (2), com o início da segunda fase da Série D.
Após passar pela fase de grupos, o Capa-Preta enfrenta o Luverdense-MT no mata-mata da segunda fase. A partida de ida acontece neste sábado, às 19 horas, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). O jogo de volta será no dia 9, às 17 horas, no Kleber Andrade, em Cariacica.
Quem passar deste confronto enfrenta o vencedor de Inter de Limeira-SP x Marcílio Dias-SC.
Do que o Rio Branco precisa para subir para a Série C
Ao final da fase de grupos, restaram 32 times na Série D do Brasileiro. Na segunda fase, são 16 confrontos em jogos de ida e volta, com os vencedores avançando às oitavas de final.
O mata-mata segue até a final da competição, sendo que os quatro semifinalistas sobem para a Série C. Para chegar às semifinais, o Rio Branco precisa passar pela segunda fase, pelas oitavas de final e pelas quartas de final, totalizando seis jogos.
Sequência invicta de sete partidas
O Rio Branco está invicto há sete jogos na Série D do Brasileiro. A última derrota veio na sétima rodada da fase de grupos, diante Pouso Alegre-MG, por 1 a 0, fora de casa.
Desde então, o Capa-Preta somou cinco vitórias e dois empates, arrancada que valeu a vice-liderança do Grupo A6 e, com ela, a vantagem de fazer em casa a partida de volta do mata-mata da segunda fase.
Luverdense já eliminou o Rio Branco em mata-mata
Rio Branco e Luverdense já se enfrentaram em um mata-mata. Foi em 2017, na Copa Verde, competição realizada pela CBF com participação de clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo.
Nas quartas de final da edição daquele ano, o Luverdense goleou o Rio Branco por 5 a 0 no jogo de ida, em casa. Na volta, houve empate em 2 a 2, resultado que eliminou o Capa-Preta.
O Luverdense acabou campeão da Copa Verde de 2017, batendo o Paysandu na final.
Capa-Preta tem reforços na Série D

O Rio Branco apresentou e já relacionou três reforços para a partida contra o Luverdense. O lateral Bryan Garcia, o meia Edinho e o zagueiro Uesles viajaram com o grupo para a cidade de Lucas do Rio Verde.
Do outro lado, o Luverdense também buscou novidades. O clube contratou o atacante Islan, de 21 anos, formado nas categorias de base do Athletico-PR.
Luverdense x Rio Branco
LUVERDENSE: João Guilherme, Lázaro, Anderson, Felipe e Mateus; Danilo, Felipinho, Lucas Góes e Gui; Lucas Vieira e Fabrício. Técnico: Wagner Lopes
RIO BRANCO: Fernando Henrique; Cayo Tenório, Mateus Castelo, Diego Guerra e Darlan; Romarinho, Bruno Silva; Maranhão, Luiz Fernando e Diego Fernandes. Técnico: Rodrigo Fonseca
ÁRBITRO: Dewson Fernando Freitas (PA)
HORÁRIO: 19 horas
LOCAL: estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT)
ONDE ASSISTIR: LEC TV (YouTube)