16º Balneário Saboroso vendeu mais de 19 mil menus, um crescimento de 17% em relação a 2024

O 16º Balneário Saboroso foi um sucesso e se consagra como um dos maiores festivais gastronômicos do Sul do Brasil, com 19.460 menus vendidos em 29 dias de evento. O festival, que terminou na última quinta-feira, dia 31 de julho, gerou faturamento de R$ 1,86 milhões para os 28 restaurantes participantes do evento (cálculo feito com base no número de menus vendidos e o valor de R$ 95,90, cobrado pelo festival), que é organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.

Durante 29 dias, os 28 restaurantes participantes transformaram Balneário Camboriú em um polo de experiências gastronômicas únicas, movimentando a economia local e encantando moradores e turistas. A edição deste ano superou as vendas de 2024 (16.636 menus). Com o tema “A Arte de Viver Sabores”, cada menu oferecido incluía entrada, prato principal e sobremesa por R$ 95,90, celebrando a diversidade e a criatividade da culinária local. A ação promocional com o presente exclusivo — um conjunto de canecas de porcelana da Germer — foi um sucesso absoluto, com todas as mil unidades esgotadas (para receber, a pessoa precisava ir a três restaurantes diferentes e fazer check-in pelo app oficial da cidade e do festival, o Movimenta BC).

A presidente do BC Convention, Andrezza Negrini, comemorou o sucesso do festival, que vem crescendo ano após ano, e agradeceu o empenho de todos os parceiros do evento.

“Os números comprovam o impacto que o Balneário Saboroso gera no turismo e na economia de Balneário Camboriú. Os resultados foram excelentes: mais de 19 mil menus vendidos e um faturamento recorde! Ficou atrás apenas da edição histórica de 2019 — que contou com mais restaurantes, e mesmo assim o resultado financeiro foi maior em 2025. Proporcionalmente, 2025 foi a edição mais expressiva da história do evento. Tudo isso foi possível graças ao trabalho conjunto dos restaurantes parceiros, patrocinadores e de toda a equipe envolvida na realização do evento. O sentimento é de gratidão”, destacou.

Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, a qualidade e a variedade dos menus comercializados durante o festival contribuem para fomentar a movimentação turística no município.

“Um dos pilares do turismo é a gastronomia, e Balneário Camboriú alcançou um momento significativo nas opções gastronômicas, com excelentes experiências, e o Balneário Saboroso destaca tudo isso. O Balneário Saboroso ajuda a promover esse eixo importante, que é a gastronomia. É um movimento extremamente importante para a cidade, consolidado e que, a cada ano, vem com novas experiências. Então, sem dúvida nenhuma, é um evento importantíssimo do nosso calendário, e a Secretaria de Turismo é uma parceira incondicional”, afirmou.

Parcerias que elevam o festival

A edição de 2025 marcou o estreitamento da parceria com a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, que trouxe a arte para o centro do festival com a Caça ao Museu a Céu Aberto, integrando gastronomia e artes visuais em uma experiência inédita. A iniciativa presenteou o público com ingressos para atrativos turísticos e reforçou o caráter cultural do evento.

O presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder, classificou o Balneário Saboroso como um encontro de culturas.

“A parceria com o BC Convention foi muito importante para nós porque conseguiu aproximar um elemento que para nós é importante, que é a gastronomia, de outras linguagens artísticas. Especialmente as artes visuais, desde o lançamento do evento, mas também a Caça ao Museu a Céu Aberto, permitindo às pessoas, sejam moradores ou turistas, apreciarem as nossas artes espalhadas pela cidade e conhecerem esse trabalho”, avaliou.

Visibilidade e retorno: números que falam por si

A edição de 2025 também foi um marco em alcance digital. Os conteúdos e anúncios do festival geraram mais de oito milhões de visualizações nas redes sociais, um salto impressionante em relação ao um milhão de 2024 — um crescimento de 700% em exposição de marca.

A presidente Andrezza pontua que o sucesso da edição de 2025 reforça o convite para que novos restaurantes e patrocinadores façam parte da próxima edição.

“Participar do Balneário Saboroso é integrar uma rede de experiências que transforma a cidade, valoriza talentos locais e gera resultados concretos. Já estamos organizando a edição de 2026 que, sem dúvidas, será ainda mais especial!”, completa.

Campeões serão divulgados nos próximos dias

Nos próximos dias também serão divulgados os restaurantes campeões das três modalidades: campeão absoluto (restaurante que mais vendeu), melhor avaliado pelo app MovimentaBC e campeão de vendas por potencial instalado.

O Balneário Saboroso é organizado pelo BC Convention, com apoio da prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fundação Cultural, Universidade do Vale do Itajaí, Rooftop Big Bar, Lindt, Unipraias e FG Big Wheel e patrocínio de  Germer Porcelanas, Cervejaria Faroeste, Parksnet, Grupo Oceanic e Max Wilhelm.

Confira os 28 restaurantes participantes do 16° Balneário Saboroso

1982 Bistrô

BlackPot Restaurant

Chaplin Restaurante

Decanter BC

Didge Steakburger Bravamall

Empório do Cordeiro

Guacamole Cocina Mexicana

Hilton Garden Inn Praia Brava

Jacaré Vermelho Pizza Bar

Kombina Felice

MaKa Gastrobar

Mazeru Sushi

Na’ Guara Food Restaurant

Nobre’s Parrilla

Number Seven Restaurante

OX Steak & Fish

Pão Rústico

Pastaio Cozinha Artesanal

Pecorino Bar e Trattoria

Po-è-me Cafeteria

Restaurante Drummond

Restaurante Indaiá

Restaurante Vô Ivo

Shantal Restaurante

Summit BC

Temaki Art

Thai Garden Asian

Unizushi.

O post 16º Balneário Saboroso vendeu mais de 19 mil menus, um crescimento de 17% em relação a 2024 apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.