Rússia emite severo alerta a Trump após ele mover submarinos nucleares

Rússia emite severo alerta a Trump após ele mover submarinos nucleares

Os Estados Unidos e a Rússia estão envolvidos em uma troca pública de declarações tensas que levou a uma movimentação militar concreta. O presidente americano Donald Trump anunciou o reposicionamento de dois submarinos nucleares americanos para regiões mais próximas do território russo. A ação é uma resposta direta a comentários feitos por Dmitry Medvedev, ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país.

A relação entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, que já foi vista como relativamente amistosa, vem enfrentando sérios atritos nos últimos meses. As discordâncias abrangem desde a guerra contínua entre Rússia e Ucrânia até políticas comerciais consideradas desfavoráveis por Moscou, como tarifas impostas por Trump.

Trump, que afirma estar tentando intermediar um cessar-fogo no conflito ucraniano, recentemente antecipou um prazo que havia estabelecido para a Rússia encerrar as hostilidades. O novo prazo final seria 9 de agosto, substituindo uma data anterior em setembro. O presidente americano ameaçou impor pesadas sanções à Rússia caso o prazo não fosse cumprido.

Foi essa ameaça que desencadeou a reação de Medvedev. Através de uma rede social, o alto funcionário russo acusou Trump de jogar um “jogo de ultimatos” com a Rússia. Medvedev alertou que a Rússia não é como Israel ou Irão e que cada novo ultimato representa uma ameaça e um passo em direção à guerra, não apenas contra a Ucrânia, mas potencialmente contra os próprios Estados Unidos. Ele concluiu aconselhando Trump a não seguir o caminho do presidente Joe Biden, a quem chamou pejorativamente de “Sleepy Joe” (Joe Sonolento).

A resposta de Trump foi rápida e agressiva. Em sua própria rede social, Truth Social, no dia 1º de agosto, ele ordenou o reposicionamento dos dois submarinos nucleares. Trump justificou a medida citando as “altamente provocativas” declarações de Medvedev, expressando esperança de que as palavras do russo não levassem a “consequências não intencionais”. Ele pediu que Medvedev “cuidasse com suas palavras”.

O Kremlin, por sua vez, reagiu com cautela pública, mas deixando claro o descontentamento. O porta-voz presidencial Dmitry Peskov alertou que os Estados Unidos deveriam ser “muito cuidadosos”. P

eskov enfatizou que a Rússia leva questões de não proliferação nuclear com extrema seriedade e defendeu que todos os envolvidos deveriam agir com máxima prudência na retórica relacionada a armas nucleares. Ele reconheceu que os temas em discussão são complexos, sensíveis e despertam fortes emoções.

Este acirramento retórico e militar ocorre em um momento crucial, às vésperas da visita planejada do enviado especial americano Steve Witkoff à Rússia, marcada para 6 de agosto. A chegada do diplomata americano acontece sob o peso das ameaças nucleares e dos prazos apertados para o cessar-fogo na Ucrânia, criando um cenário diplomático particularmente delicado.

Esse Rússia emite severo alerta a Trump após ele mover submarinos nucleares foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.