Ânima cresce 275% nas avaliações de estudantes nas lojas de aplicativos

A Ânima, maior ecossistema de ensino de qualidade para o Brasil, tem concentrado esforços para transformar significativamente o ensino superior para seus estudantes. Exemplo desta força é o foco na tecnologia que torna a experiência do usuário em uma jornada acadêmica bastante qualificada. A iniciativa é resultado de uma atuação estratégica baseada em escuta ativa dos estudantes e parcerias com empresas nos mais variados segmentos.

Dois projetos recentes destacam as mudanças implantadas pela Ânima: a reformulação completa do aplicativo Ulife, principal canal digital entre alunos e as Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte da companhia, e a criação do RECAP, uma ferramenta baseada em inteligência artificial que gera resumos multilíngues e transcrições automáticas de vídeos educacionais.

Antes, o Ulife registrava notas baixas em lojas de aplicativos. As críticas eram relacionadas, principalmente, à instabilidade, lentidão e dificuldades de login. Ao investir em escuta ativa, a Ânima implementou mudanças no canal, como a criação de uma tela intermediária para acesso rápido à carteirinha estudantil, eliminação de carregamento desnecessário de recursos externos, adaptação para diferentes dispositivos e tamanhos de tela, por exemplo. O resultado foi um aumento significativo nas notas de avaliação nas lojas de aplicativos. Na Play Store saltou de 1,4 para 4,9, enquanto na App Store a nota que antes era de 1,2 chegou a 4,5 — crescimento de 243% e 275%, respectivamente.

“Na Ânima, inovação é também ouvir a comunidade acadêmica e propor soluções que gerem impacto real. Cada ferramenta que lançamos nasce com intenção de facilitar o acesso ao conhecimento, otimizar o tempo de estudo e tornar a jornada acadêmica mais fluida e transformadora”, afirma Bruno Machado, vice-presidente de Transformação Digital da companhia.

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

Paralelamente, a Ânima avançou em inteligência artificial. O RECAP surgiu como uma resposta à necessidade de otimizar o tempo de estudo e tornar o aprendizado mais eficiente. Desenvolvido inicialmente como uma prova de conceito, o projeto evoluiu para um MVP (Produto Mínimo Viável) em produção, integrando diversas soluções da AWS.

Por meio do Amazon Transcribe, os vídeos educacionais são transcritos automaticamente, o que garante acessibilidade inclusive para estudantes surdos. O Amazon Bedrock gera resumos dos conteúdos, permitindo que os alunos identifiquem os pontos mais importantes com rapidez. Já o Amazon Polly transforma os textos em áudio, oferecendo uma experiência multimodal. O Amazon Translate possibilita a tradução dos resumos para inglês e espanhol.

A entrega dessas soluções é feita por meio do Amazon CloudFront e armazenada de forma segura e escalável no Amazon S3. Mais de 26 mil eventos foram disparados com o uso do RECAP e cerca de19 mil estudantes já acessaram vídeos com a funcionalidade. Os resumos se tornaram o segundo recurso mais utilizado da plataforma.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.