Integrantes do MST desocupam estação de zootecnia na Bahia que faz pesquisas internacionais


Integrantes do MST desocupam estação de zootecnia na Bahia que faz pesquisas internacionais
TV Santa Cruz
Após 15 dias, os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) que ocuparam a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia, localizada às margens da BR-101, em Itabela, saíram do local.
O espaço, que pertence a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e é administrado pelo governo federal, já havia sido ocupado em 2022 e em 2024. O MST informou que a ocupação tinha como objetivo reivindicar a paralisação de um acordo entre o movimento e diversos órgãos federais.
Segundo a organização, o acordo paralisado tinha como objetivo destinar, para fins de reforma agrária, áreas federais abandonadas e que não cumprem função social. Mais de 340 integrantes do MST ocuparam o local.
Ainda conforme o MST, o acordo envolvia a Ceplac; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); a Secretaria do Patrimônio da União (SPU); e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com o movimento, após uma reunião com órgãos federais, ficou definido que eles vão agilizar a doação de terras até 23 de agosto. Caso o acordo não seja cumprido, o MST vai ocupar a área novamente.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Conforme funcionários do Ceplac, durante a ocupação, os integrantes do MST cortaram cercas e fizeram ligações de energia inadequadas, o que provocou curtos e queimas de equipamentos. Além disso, eles impediram o acesso de servidores a instalações.
A Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia desenvolve pesquisas internacionais nas áreas de mitigação de efeito estufa, estoque de carbono no solo, manejo de pastagens, entre outros. A estação mantém parcerias ativas com universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá.
LEIA TAMBÉM:
Cerca de 500 famílias do MST ocupam área na Bahia e exigem cumprimento de acordo firmado em 2008
Cinco pessoas são baleadas e outras três são presas em operação em destino turístico da Bahia
Homem é preso após vender terrenos ‘falsos’ em destino turístico da Bahia
Estação de zootecnia em Itabela é ocupado pelo Movimento Sem Terra
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.