
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acaba de lançar uma nova campanha de utilidade pública para apresentar o Celular Seguro, aplicativo que oferece resposta rápida e eficiente diante de roubos e furtos de celulares. A campanha, criada pela agência Calia, conta com a atriz Dira Paes como protagonista e tem como conceito: “Aplicativo Celular Seguro. Bloqueia o crime organizado e ajuda a proteger o que é seu.” Com uma linguagem direta, as peças reforçam a importância do aplicativo como um instrumento de proteção da população e de enfraquecimento das redes criminosas. O objetivo é incentivar o maior número de downloads.

Criação da agência Calia apresenta app como uma nova arma contra o crime organizado e em defesa do cidadão – Afinal, ninguém está imune a imprevistos, mas agora todo cidadão conta com uma camada extra de proteção para o seu celular. Disponível gratuitamente, o aplicativo Celular Seguro permite ao usuário bloquear a linha telefônica e até suas contas bancárias com apenas um alerta no Modo Recuperação. Essa opção aumenta as chances de recuperação do telefone. O cidadão ainda pode inutilizar o aparelho com o Modo Bloqueio Total. Além disso, antes de comprar um celular usado, o consumidor pode verificar se o aparelho tem alguma restrição, consultando as bases de dados da Anatel, o que ajuda a evitar fraudes e prejuízos.

O filme principal da campanha mostra Dira Paes em situações do cotidiano – ressaltando o papel do aplicativo na proteção daquilo que é mais importante: a vida, os dados pessoais e a tranquilidade. Nas redes sociais, dois vídeos complementares detalham o funcionamento do app e orientam o público sobre como se cadastrar e utilizar a ferramenta. A campanha ainda inclui peças digitais, spot para rádio e inserções em DOOHs em todo o Brasil. Com o aplicativo Celular Seguro, o Governo Federal dá mais um passo no combate ao crime organizado e na valorização da segurança pública, colocando a tecnologia a serviço do cidadão.

Link do vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: CALIA Y2
Cliente: SECOM/PR
Campanha: Celular Seguro
Direção de Criação: Geisa Lopes, Paulo Fernandes, Maurício Oliveira e Alexandre Ferro.
Criação: Eve Portilho, Bubba Melo, Bruno Jefter, Vini Miike, Lívia Roma, Alexsander Junior
Atendimento: Claudia Lassance, Samir Augusto, Aline Souza, Ludmila Queiroz.
Atendimento Digital: Juliana Vasconcellos.
Mídia/BI: Milena Lima, Mayko Chaves, Luana Pessoa, Felipe Pereira, Gabriella Silva, Paloma Souza, Alaine Oliveira, Lucas Germano, Marcos Alencar, Gracielly Lemos.
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro.
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Regina Arruda, Camila Beatriz.
Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Ari Neto, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas, Guilherme Paiva e André Oliveira.
Diretor de Produção: Marcos Araújo
Produção gráfica e RTV: Fernanda Machado, Adriana Berquó, Tamiris Monroe e Edson Lima
Produção Digital: Lucas Xavier
Arte final: Antônio Elias, Mardelson Carmo.
Celebridade: Dira Paes
Fotógrafo: Renan Oliveira
Tratamento imagens: Flux Estúdio
Aprovação: Samantha Marchiori, Matheus Fernandes, Catia Siqueira, Rejane Braga, Julieta Pinheiro.
Período: julho/2025
Produtora de vídeo: Benedetto Digital Filmes LTDA
Diretor de Cena: Gustavo Leme
Diretor Executivo: Edgard Soares
Atendimento: Luana Lauricella
Diretora de Produção: Maria Luiza
Produção: Ulises Edward, Alexandre Lessa
Ajudantes de Produção: Ricardo Haydar
Diretor de Arte: Thais Junqueira
Produtora de Elenco: Duanna Filmes
Produtora de Figurino: Thaysa Jafet
Coordenador de Pós-Produção: Alexandre Fernandes Pissarra
Assistente de Coordenação de Pós-Produção: Yasmin Gama e Ygor D. Mathias
Montagem: Tony Tiger
Efeitos/3D: Marcello Laruccia
Color Grading: Ely Silva
AD: Talita Messias
Finalizador: Arthur Ribeiro
Assistente finalizador: Dennys Tadeu
Libras: Gildete (Libras Amorim)
Cópias: Thiago Rizzuti
Produtora de áudio: Lira Música
Diretor Executivo: Márcio Espinosa
Atendimento: Simone Sbardellini
Diretor Musical: Duda Follmann
Mixagem e Finalização: André, Guto, Fortunato e Rodrigo
Coordenação de Produção: Matheus Ribeiro e Guto Colvara
Sound Design: André, Guto, Fortunato e Rodrigo

Coalizão Vida Sem Plástico lança campanha pelo Tratado de Plásticos da ONU – A Coalizão Vida Sem Plástico é uma rede de mais de 15 organizações brasileiras que atuam pela construção de um Tratado Global robusto contra a poluição plástica, assim como um futuro mais sustentável e justo para todos. E para que o governo brasileiro assuma uma postura de maior compromisso com a assinatura do tratado e sua versão final, a Coalizão está lançando uma campanha publicitária em meios digitais e redes sociais. A criação da campanha é da Onzevinteum e lança o conceito “É tratado ou mal tratado”, que denuncia como o Brasil precisa tratar melhor o assunto.

A criação da campanha para que o Brasil se comprometa com o tratado é da agência Onzevinteum – Além da peça principal que diz “Afinal, é tratado ou mal tratado?”, a campanha tem apelos como “Não adianta ser bom no discurso e mandar mal na ação”, “Rui, Alckmin, vamos parar de maltratar esse assunto? “ e a peça “Mal Tratado de Plásticos da ONU.” Em todas elas, graficamente, a linguagem do grafite se mistura ao visual de um cartaz, usando a palavra “mal” como uma intervenção gráfica na peça e criando um visual único. A criação da campanha é de Diego Crisóstomo e Gustavo Bastos.

ES Gás leva inovação e experiência interativa à Mec Show com foco na transição energética – A ES Gás está presente na 18ª edição da Mec Show e na 13ª ES Oil&Gas, a maior feira industrial do Espírito Santo, que reúne os principais especialistas em mineração, siderurgia, celulose, petróleo e gás. O evento acontece dos dias 05 a 07 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES). Para elucidar a importância do gás natural e do biometano na transição energética, a ES Gás promoverá uma imersão interativa em seu estande, que conta com a presença de um icônico veículo DeLorean, inspirado no clássico filme De Volta para o Futuro. A ideia é mostrar que o gás natural e o biometano são os combustíveis do futuro, e reforçar que esse futuro já começou. “O gás natural e o biometano têm ganhado relevância como agentes-chave rumo a uma matriz mais limpa, segura e eficiente, no cenário atual de transformação energética. Ambos são fontes estratégicas para o agora e para os próximos anos, como alternativas sustentáveis frente aos desafios ambientais, econômicos e operacionais”, afirma Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.

Experiência interativa mostra o papel do gás natural e do biometano como combustíveis do presente e do futuro – O gás natural se destaca por ser uma alternativa mais limpa em relação a outros combustíveis fósseis. Sua queima emite cerca de 40% menos dióxido de carbono (CO₂) do que o carvão e aproximadamente 25% menos que a Diesel, além de viabilizar a melhoria da qualidade do ar. O uso do gás natural pode reduzir em aproximadamente 90% as emissões de materiais particulados quando comparado com o Diesel e 75% a menos quando comparado com o carvão. Outro diferencial é sua versatilidade: pode ser aplicado na geração de eletricidade, em processos industriais, no uso residencial e como combustível para veículos. Por ser uma fonte segura, disponível e de menor impacto ambiental, o gás natural tem papel fundamental como vetor de transição para uma matriz energética mais sustentável.

O biometano se destaca como uma solução 100% renovável, potencializando um futuro mais limpo para as próximas gerações – Produto derivado da purificação do biogás, obtido por meio da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo urbano, esgoto e resíduos agroindustriais, o biometano possui a mesma composição do gás natural e pode ser utilizado na mesma infraestrutura, como gasodutos e veículos. Além de reduzir significativamente a emissão de gases de efeito estufa, o biometano contribui com a economia circular, ao transformar resíduos em energia de valor agregado. É uma alternativa viável para descarbonizar setores intensivos em energia, como o transporte pesado e a indústria de grande porte. De dentro do veículo, os visitantes poderão participar de uma experiência interativa em realidade virtual. Por meio de óculos imersivos, o público fará uma verdadeira viagem no tempo: desde a formação do gás natural — um processo que leva milhões de anos —, passando pela produção do biometano, até a atuação da ES Gás como distribuidora de gás, focada em oferecer fornecimento contínuo, segurança e qualidade para o capixaba.

O futuro da Energia: O Espírito Santo no centro das decisões – A feira oferece uma programação técnica robusta, abordando as mudanças no setor e as principais tendências que devem marcar os próximos anos. No dia 5 de agosto, às 17h50, na Arena ES Oil&Gas Energy, o diretor-presidente da ES Gás, Fabio Bertollo, participa do painel “Integração Energética – Novos Caminhos para um Brasil de Baixo Carbono”. A discussão vai girar em torno de como conectar diferentes fontes, políticas e agentes para acelerar a transição energética no país e do papel do Brasil como fornecedor de energia de baixo carbono para nações consumidoras de fósseis. Já no dia 6 de agosto, às 15h, também na Arena ES Oil&Gas Energy, o painel “Espírito Santo como Destino de Investimentos em Energia” conta com a participação do diretor-técnico e comercial da ES Gás, Raphael Pereira. O encontro vai destacar os motivos pelos quais o estado está no radar global como polo estratégico para novos projetos energéticos.

Motociclo aposta em campanha geolocalizada para estreitar laços e ampliar alcance comercial – Estabelecer relacionamento mais intimista com o público de cada localidade demanda criar identificação mais direta, a partir de uma proposta mais regionalizada de comunicação. Essa é a estratégia adotada pela Ampla para a campanha “Rota Motociclo”, que tem como principal objetivo fortalecer o relacionamento com parceiros comerciais e destacar os diferenciais da Motociclo, uma das principais fornecedoras de peças e soluções para o setor de duas rodas no Brasil.Para conquistar proximidade com os clientes da marca, a comunicação conta com um mote adaptável a cada praça. A mensagem “no Maranhão, aceleramos juntos”, por exemplo, reforça a presença da Motociclo de maneira estratégica e humanizada para os maranhenses. Direcionamento similar é desdobrado a outras regiões, incluindo Acre, distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Piauí. Com identidade visual que equilibra a estética vibrante do varejo com autoridade de uma marca sólida, a campanha traz elementos gráficos como mapas estaduais ao fundo e linhas inclinadas sugerindo movimento e crescimento, além de uma paleta de cores personalizada por região.

Comunicação investe em peças personalizadas por estado, reforçando diferenciais da marca em atendimento, entrega e performance – Os materiais também contam com GIFs animados de motociclistas em ação, aumentando o dinamismo das peças e retendo a atenção do público. A “Rota Motociclo” se desdobra em diversas frentes, com peças específicas para WhatsApp, posts geolocalizados nas redes sociais, cartazes físicos e folders digitais. Os materiais trazem informações sobre vantagens comerciais da parceria com a marca, como condições diferenciadas de negociação, entrega ágil, mix de produtos de alta performance, atendimento especializado e suporte pós-venda. Adicionalmente, webmails para clientes ativos e inativos focam em reativação de contatos e estímulo à recompra. Além de impulsionar os produtos estratégicos em cada região, a campanha constitui verdadeira ferramenta de apoio ao time de televendas, fortalecendo a comunicação e facilitando negociações nas praças onde a Motociclo deseja expandir ainda mais sua atuação. A abordagem próxima e conteúdo direcionado das peças reafirmam o compromisso da marca em crescer junto com seus parceiros, onde quer que eles estejam.

Ficha Técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Motociclo
Diretor de Criação: Bruno Reis
Head de Criação: Thauana Moreira
Coordenadora de Criação: Izabella Rodrigues
Head de Estratégia: Felipe Guimarães
Planejamento: Marcela Rangel
Criação: Jessika Dalcol e Beatriz Rodrigues
Mídia: Grazi Fioresi e Bruno Cabral
Produção: Mila Neri
Finalização: Jane de Paula, Jeann Alves
Diretora de Negócios: Marla Oliveira
Coordenação de Atendimento: Isabela Gava
Atendimento: Thaina Batista
Aprovação: Alessandro Manhani

Claro Maratona do Sol à beira-mar – No próximo dia 10 de agosto, o Espírito Santo será palco da segunda edição da Claro Maratona do Sol, que promete movimentar a orla de Vila Velha com a participação de 2.000 corredores. Com percursos de 42 km, 21 km e 10 km, a prova reúne atletas profissionais e amadores em um dos cenários mais bonitos do Estado. O evento ganha ainda mais destaque com a presença de corredores de 12 estados brasileiros e até mesmo participantes internacionais, incluindo atletas vindos da Califórnia, nos Estados Unidos. A prova distribuirá R$ 20 mil em premiação em dinheiro e conta com a realização da Cluster Comunicação e Marketing, com produção técnica da ACCEC – Associação de Esporte, Cultura e Educação. A Claro Maratona do Sol é viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio master da Secretaria de Esporte do Governo do Estado do ES, além do patrocínio da Claro e Frisa, e apoio do Extrabom Supermercados e Prefeitura de Vila Velha e parceria de Natikos, Pinati, Forcel e Wellness Club.

Sicoob marca presença com experiência sensorial na E-commerce e Mec Show – Com uma proposta acolhedora e inovadora, o Sicoob será um dos destaques das feiras E-commerce e Mec Show, que movimentam o setor empresarial capixaba em agosto, na capital. O stand da instituição financeira cooperativa promete chamar a atenção dos visitantes com uma experiência sensorial de degustação de cafés especiais, reforçando os valores de proximidade, cooperação e excelência no relacionamento com o público. A Premium Comunicação Integrada de Marketing assina a organização e produção do espaço, unindo estratégia, estética e hospitalidade para conectar ainda mais o Sicoob ao universo dos negócios e da inovação.

Seidor realiza evento com René Simões e anuncia novidades – A multinacional de tecnologia Seidor realiza hoje em Vitória, dia 6 de agosto, evento com presença do técnico de futebol René Simões, medalhista de prata com a seleção feminina em 2004, na Grécia. O Seidor Conecta, que acontece no Bistrô Saldanha, apresentará ainda os planos para a região com a chegada do novo diretor-executivo da unidade capixaba da companhia, Wallace Pimenta. No encontro, estarão o CEO e principais executivos da empresa, além de parceiros de negócios. Em sua palestra, René Simões vai trazer reflexões a partir de sua experiência nas conquistas dentro de campo e mostrará como esses aprendizados são aplicáveis no mundo dos negócios. São lições sobre habilidades de trabalho em equipe, disciplina, liderança, tomada de decisões sob pressão e resiliência, transferíveis para o ambiente corporativo. Além de medalhista olímpico, o técnico acumula outras vitórias, incluindo o feito de ter levado a seleção masculina da Jamaica a uma Copa do Mundo pela primeira vez, em 1998, na França.

No encontro com palestra do técnico Rene Simões a Seidor apresentará o novo diretor-executivo do Espírito Santo – Na época, com sua abordagem simples no enfrentamento de desafios, ele transformou o grupo em uma equipe coesa e capaz de estar disputando entre os melhores do mundo. Também no evento em Vitória, o CEO da Seidor Brasil, Camilo Campolina, falará sobre as novidades da empresa global, especialmente no Espírito Santo com a entrada de Pimenta na liderança da equipe na filial capixaba. Também destacará o compromisso com a continuidade, inovação e parceria. A chegada do executivo faz parte da estratégia da multinacional de conciliar o conhecimento das demandas dos mercados locais com as inovações do setor que tem se desenvolvido em todo o mundo. A Seidor conta com cerca de 90 clientes com atuação relevante no Espírito Santo. O escritório capixaba integra a rede nacional da empresa, ao lado das unidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Recife (PE), e atua tanto em projetos locais quanto no suporte a operações multirregionais, contando com mais de 1.500 funcionários no Brasil.

“A Verdade sobre a Juventude”: ainda que hiperconectados, jovens estão redescobrindo o valor do offline – Apesar de serem a geração mais digital da história, os jovens de hoje estão redescobrindo o valor do offline, do tradicionalismo e da busca por propósito individual. É o que revela a mais recente edição do estudo “A Verdade sobre a Juventude” (The Truth About Youth), conduzido pela McCann Truth Central, unidade de inteligência cultural do McCann Worldgroup. Realizada em 2024, a pesquisa mapeia os comportamentos, desejos e contradições que definem a juventude contemporânea, com comparativos em relação às edições anteriores (2015, 2018 e 2019). Um dos principais achados é o retorno de valores associados ao tradicionalismo, agora ressignificados sob o olhar de uma geração mais consciente. No Brasil, 92% dos jovens preferem relacionamentos monogâmicos, enquanto 91% têm orgulho de suas raízes culturais. Além disso, o lar se consolida como o novo refúgio: 82% dizem preferir relaxar em casa a sair.

Dados brasileiros da pesquisa conduzida pela McCann Truth Central ressaltam ainda que os jovens reafirmam laços com tradicionalismo – Mas esse retorno às origens não significa ausência de ambição. Ao contrário: o estudo aponta uma forte busca por propósito individual, com 73% desejando ou já tendo o próprio negócio e 64% acreditando que terão múltiplas carreiras ao longo da vida. Para essa geração, sucesso está menos ligado a status e mais à construção de um caminho autêntico, alinhado a valores pessoais. Outro movimento relevante é o cansaço das telas. Mesmo hiperconectados, os jovens estão buscando equilíbrio. 79% tentam desenvolver hobbies fora do digital, como leitura e atividades físicas, e 68% afirmam se sentir melhor representados em encontros presenciais do que nas redes sociais. A valorização do real, do tempo de qualidade e da presença física se torna um antídoto ao excesso de estímulos online.

“Existe uma ideia equivocada de que a juventude de hoje vive exclusivamente no digital. O que os dados mostram é justamente o contrário: essa geração está buscando equilíbrio, conexão real e propósito. Eles são hiperconectados, sim, mas também estão cada vez mais conscientes do impacto do excesso de estímulos e do valor do tempo longe das telas. Para as marcas, isso representa um convite à escuta profunda e à construção de narrativas mais autênticas, respeitando o ritmo, os valores e a complexidade dessa juventude que não quer seguir regras impostas, mas criar as suas próprias”, comenta Agatha Kim, ( foto) CSO da WMcCANN. O estudo “A Verdade sobre a Juventude” oferece um panorama essencial para marcas, líderes e instituições que buscam se conectar de maneira genuína com uma geração em transformação que, mesmo cercada de telas, está mais interessada em viver histórias reais.

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor – A terceira edição da Espírito Madeira – Design de Origem promete reforçar ainda mais o papel estratégico da cadeia produtiva da madeira na economia capixaba. O evento, que acontece de 11 a 13 de setembro, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas, reunirá empresas, profissionais e especialistas de diversos estados brasileiros para discutir as inovações do setor madeireiro, apresentar novas tecnologias e fortalecer o diálogo entre design, arquitetura e indústria. Segundo Paula Maciel, uma das organizadoras da Feira, o Espírito Santo vive um momento crucial para o futuro do setor. “Nós temos um desafio de abastecimento de madeira para indústria já a médio prazo. Estamos com sinal de alerta aceso de que precisamos começar plantios imediatamente para não termos problemas maiores daqui uns anos”, afirma. Além de ser uma vitrine para as tendências em design e arquitetura, a Espírito Madeira deste ano traz um diferencial importante: a apresentação de equipamentos internacionais de alta tecnologia, vindos do Canadá e da China, voltados para serrarias e marcenarias. A proposta é elevar a produtividade do setor e oferecer aos expositores e visitantes soluções modernas para os desafios atuais da indústria da madeira. A presença desses equipamentos mostra a preocupação da organização em inserir o Espírito Santo em um contexto global de inovação industrial.

Outro destaque desta edição é a participação de vários estados brasileiros como expositores – o que amplia o potencial de networking e de troca de experiências entre os diferentes elos da cadeia produtiva. Serão apresentados módulos construtivos inovadores, que refletem a tendência mundial de construções mais limpas, ágeis e sustentáveis. “A madeira acaba estando presente, talvez não tanto na parte estrutural, mas como acabamento, no aconchego”, destaca Paula, ao comentar o papel versátil deste insumo renovável também nos projetos da construção civil moderna. A Feira também reservará espaço especial para a apresentação de novas espécies de madeiras nativas e exóticas, disponíveis em volume suficiente para atender a demanda produtiva da indústria. O objetivo é aproximar arquitetos, designers e construtores desses materiais, ampliando o repertório de possibilidades para especificação em projetos de interiores e mobiliário. A iniciativa visa valorizar o uso consciente e qualificado das madeiras brasileiras, aliando inovação, design e sustentabilidade. Com uma programação robusta e cheia de novidades, a Espírito Madeira- Design de Origem 2025 se consolida como um dos principais eventos do setor no país. Mais do que um espaço para negócios, a Feira se torna palco estratégico para a discussão de soluções sustentáveis e tecnológicas que vão definir os rumos do mercado madeireiro capixaba nos próximos anos. “A economia capixaba depende desse insumo produtivo renovável e sustentável”, reforça Paula Maciel, sintetizando a importância desta cadeia produtiva para o presente e o futuro da região. Mais informações: www.espiritomadeira.com.br

Trocafone lança campanha de Dia dos Pais 2025 com foco em conexões emocionais e consumo sustentável – Para celebrar o Dia dos Pais 2025, a Trocafone, líder no mercado de smartphones e tablets seminovos no Brasil, apresenta uma campanha que visa, ao mesmo tempo, reforçar laços afetivos e destacar os benefícios do consumo consciente e sustentável. Criada pela Mootag, agência de comunicação especializada em brandformance, a campanha busca atrair consumidores que procuram uma maneira inteligente, segura e econômica de presentear seus pais, ao mesmo tempo que fazem uma escolha alinhada com valores sustentáveis. Com o conceito “Do outro lado da linha”, a campanha foca na importância da tecnologia como ponte para manter a proximidade entre pais e filhos, especialmente em tempos em que as distâncias físicas muitas vezes separam entes queridos. A comunicação emociona ao mostrar como um simples gesto, como o presente de um smartphone seminovo, pode reforçar a conexão emocional entre as famílias.

Criada pela Mootag, ação busca atrair consumidores que procuram maneira inteligente, segura e econômica de presentear pais – “A campanha de Dia dos Pais da Trocafone é um exemplo de como o brandformance pode servir a um propósito maior. Unimos emoção e estratégia para transformar o consumo sustentável em um gesto de afeto. Para a Mootag, ficamos muito felizes de cocriar com a Trocafone uma comunicação que conecta famílias, ideias e valores”, destaca Ranieri Trecha, diretor de estratégia e negócios da Mootag. Disponível nos canais digitais da Trocafone, a campanha mistura emoção e racionalidade de maneira equilibrada, destacando os principais atributos dos produtos da empresa: durabilidade, segurança, garantia e o excelente custo-benefício. A ideia é não só emocionar os consumidores, mas também convencê-los de que comprar um smartphone seminovo é uma escolha inteligente, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. A Trocafone é líder na compra e venda de smartphones e tablets seminovos no Brasil. A empresa, que surgiu para atender à necessidade de um consumo mais sustentável e consciente, busca promover o acesso à tecnologia de forma responsável. A Trocafone não só oferece dispositivos seminovos de alta qualidade a preços até 60% mais baratos em comparação aos novos, como também incentiva uma cultura de reutilização e redução do desperdício.