
A quinta temporada do Espírito Startups, primeiro reality show de inovação da TV capixaba, estreia em 9 de agosto, na TV Vitória, afiliada da Record. Nove startups foram selecionadas para apresentar suas soluções e disputar R$ 500 mil em premiações.
A seleção foi realizada pela BButton e um comitê com representantes da Apex Partners, Folha Business e do Hub de Inovação do Grupo Buaiz (HUGB), com base em critérios como inovação, potencial de mercado, impacto social e diversidade.
Seguindo o formato das edições anteriores, o reality, apresentado por Ricardo Frizera, conta com nove startups, no total, que se apresentam de três em três, em cada programa. Apenas uma de cada grupo avança para a final, onde será escolhida a vencedora da temporada.
O prêmio inclui R$ 100 mil em investimento da Apex, além de consultoria do HUGB e mídia na TV Vitória, ambos avaliados em R$ 200 mil.
LEIA A ENTREVISTA COM AS STARTUPS DO 1° EPISÓDIO
ENDELEVO

A Endelevo aposta na integração de tecnologias para tornar fachadas de edifícios e estruturas urbanas em fontes de energia limpa. O foco é atender construções termicamente ineficientes e mobiliário urbano, gerando energia e ao mesmo tempo aumentando o conforto e o valor imobiliário dos locais onde atua.
Diferente de seus concorrentes, que oferecem soluções isoladas como painéis fotovoltaicos ou fachadas ventiladas, a empresa aposta em um modelo de integração tecnológica. Com uma equipe reduzida, mas engajada, a startup participa do reality com o objetivo de ampliar a visibilidade de seu trabalho e atrair novos olhares sobre seu impacto.
Participar do reality representa visibilidade, principalmente, quando a gente fala de marketing de propósito, que é muito do que já fazemos, explicou a diretora operacional, Júlia Matiello.
EVA DESK

Com foco em automatização e personalização, a Eva Desk desenvolve soluções com inteligência artificial embarcada para empresas que buscam transformar seus processos de atendimento, qualificação de leads e organização de reuniões.
A startup se diferencia por não oferecer modelos genéricos de IA, mas sim soluções customizadas que respeitam a singularidade de cada empresa. “A gente adapta a tecnologia ao cenário da empresa. Isso garante que a solução preserve a identidade do negócio e ofereça respostas únicas”, explicou um dos fundadores, Alan Carvalho.
Entre os produtos oferecidos estão o sistema de atendimento por mensageiros, como Instagram e Messenger, um gravador de reuniões com IA integrada e uma plataforma de agentes autônomos que executam tarefas diversas dentro das organizações. A tecnologia é ajustada de acordo com o perfil e a necessidade de cada cliente.
Estar aqui é uma realização. O programa dá visibilidade e posicionamento de marca, além de proporcionar feedbacks valiosos de pessoas muito experientes, completou um dos fundadores Alif Ferreira.
MONNERA

A Monnera surgiu com a proposta de transformar a forma como campanhas de vendas são realizadas no Brasil. A startup desenvolveu uma solução que permite criar campanhas individualizadas, notificando automaticamente os vendedores por aplicativo sobre metas, produtos em destaque e comissões.
A plataforma calcula o desempenho e recompensa os vendedores com base em resultados, tornando o processo mais eficiente e transparente. O foco inicial é o setor farmacêutico, onde já atua com abrangência nacional.
A ideia é fortalecer a presença da marca em 2025, ampliando a visibilidade e expandindo a atuação para outros segmentos. Para isso, os fundadores acreditam que o programa é uma porta de entrada para conexões estratégicas e feedbacks valiosos de especialistas.
Estamos muito preparados para essa apresentação. Acreditamos que a Monnera tem espaço para crescer ainda mais, destacou um dos fundadores, Bruno Vivas.
Mentoria com Mário Rodrigues
Mário Rodrigues, fundador e CEO da Frete Rápido, liderou a mentoria das startups da quinta temporada do Espírito Startups. Com forte atuação no ecossistema de inovação, ele é referência em logística digital, aceleração de negócios e tecnologia aplicada ao varejo. Além disso, atua como investidor e conselheiro em startups e fundos de venture capital, com um portfólio que inclui setores como agronegócio, construção civil e educação.
Durante o programa, Mário avaliou os pitches das startups, ajudando a torná-los mais objetivos e estratégicos. “Meu papel foi avaliar o pitch, destacando os pontos fortes e sugerindo melhorias no modelo de negócio”, explicou. Em algumas situações, especialmente com startups, ainda em fase inicial, também apoiou na revisão de estrutura e proposta de valor, sempre com a visão de quem já investe em negócios emergentes.
Para ele, o processo foi também de aprendizado coletivo. “Foi interessante vê-los recebendo os feedbacks e podendo eles próprios se avaliarem como se fossem investidores. Quando isso acontecia, era possível vê-los destravando oportunidades, melhorias em processos e em seus próprios produtos”, destacou.
Conheça o júri da 5º temporada

Para conquistar o prêmio de R$ 500 mil, as nove startups selecionadas terão um grande desafio pela frente: convencer um grupo de jurados experientes de que seus negócios merecem o investimento. Ao longo dos episódios, os participantes apresentarão suas ideias para um painel formado por empresários renomados e com forte atuação no mercado.
Entre os jurados fixos estão Brunella Brumachar e Valdir Dall Otto. A cada episódio, três jurados convidados se somam ao time: no episódio 1, participam Eduardo Magalhães, Cristiano Carvalho e Thiago Molino; no episódio 2, Diego Freire, Carlos Neris e Augusto Kerckhoff; no episódio 3, Geferson Santos, Thiago Maia e Paulo Wanick; e no episódio final, Gabriel Feitosa, Guilherme Conrado e Flávio Cirilo.
A nova temporada do Espírito Startups estreia no dia 9 de agosto na TV Vitória | RECORD e promete apresentar histórias inspiradoras, soluções criativas e estratégias que desafiam os padrões tradicionais do mercado.