
20 milhões de brasileiros têm diabetes, doença caracterizada pela presença de níveis elevados de glicose no sangue. Os dois tipos mais frequentes são: a diabetes tipo 1, que é uma doença autoimune, o sistema imunológico destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. E o tipo 2, que está ligado ao sedentarismo, à obesidade, aos altos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
Nos dois, o aumento do açúcar no sangue causa inúmeras consequências à saúde. A diabetes é a principal causa de cegueira no mundo, de amputações não traumáticas e uma das principais causas de insuficiência renal. Ouvindo assim, assusta. Mas hoje existem inúmeras tecnologias que facilitam o tratamento e a convivência com a doença.
Hoje a gente recebe dois convidados. O Tom Bueno, jornalista e autor do perfil “um diabético”, que tem diabetes tipo 1 há 20 anos. Ele vai explicar como se adaptou para tomar dezenas de decisões diárias sobre a doença. E com a endocrinologista Solange Travassos, vice-presidente da Soc. Bras. de Diabetes, que vai conversar conosco sobre as principais opções de tratamento.
Arte/Bem Estar
Atividade física pode proteger a saúde mental de crianças e adolescentes