Feira de Santana sedia seminário sobre educação infantil com foco na equidade e qualidade da pré-escola pública

Seminário Caminhos da Pré-Escola: fortalecendo a equidade e a qualidade na Educação Infantil.
Foto: Divulgação/J-Pal Lac

Apesar de 93% das crianças brasileiras entre 4 e 5 anos estarem matriculadas na pré-escola, cerca de 381 mil ainda estão fora desta etapa obrigatória da educação básica, segundo dados do Inep (2024). Além da exclusão escolar, a qualidade do atendimento na educação infantil ainda é um grande desafio. Faltam materiais, infraestrutura adequada e formação continuada para os profissionais. Segundo a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (2023), 75% dos professores desejam capacitação em atividades lúdicas, enquanto 78% das escolas não têm materiais de artes e 34% não contam com brinquedos.

Para debater esses desafios e fortalecer a qualidade da educação infantil, o J-Pal junto à Fundação Bracell e o Itaú Social realizarão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana Secretaria Estadual de Educação da Bahia, o Seminário Caminhos da Pré-Escola: fortalecendo a equidade e a qualidade na Educação Infantil. O evento, que acontece em 13 de agosto no Auditório 1 no prédio da Secretaria de Feira de Santana, é destinado a diretores(as) escolares de unidades de educação infantil e coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede pública.

O seminário reunirá representantes do poder público, especialistas e instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer a atuação das equipes gestoras, discutir temas prioritários para a promoção da equidade e da qualidade na educação infantil, bem como os impactos desta etapa no desenvolvimento integral das crianças.

O evento marca a apresentação do projeto Caminhos da Pré-Escola – iniciativa do J-Pal-LAC, da Fundação Bracell e do Itaú Social –, voltado à melhoria da qualidade da pré-escola por meio de parcerias entre governos, acadêmicos e organizações da sociedade civil. O projeto aposta na implementação e avaliação de programas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes nacionais de qualidade.

Durante o evento, serão debatidos a qualidade da educação infantil, seus impactos para o desenvolvimento na primeira infância e ao longo da vida e o compromisso com a implementação das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil.

“O seminário será também um espaço de discussão sobre os desafios reais vividos nas escolas de educação infantil do município. Acreditamos que investir no fortalecimento da equipe gestora é um dos caminhos mais eficazes para promover avanços reais na qualidade da educação infantil. Além disso, trata-se de uma oportunidade para refletir sobre os desafios cotidianos da gestão escolar, compartilhar estratégias concretas e discutir os impactos da nova Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que tem como propósito “orientar a oferta da educação infantil no Brasil, com foco na promoção da equidade e qualidade””, antecipa Priscila Costa, gerente de Políticas e Pesquisa no J-PAL LAC.

“A qualidade da pré-escola pública está diretamente ligada a políticas consistentes e ao atendimento das necessidades específicas de cada comunidade escolar. Por isso, é fundamental o diálogo proporcionado pelo seminário, que vai contar com diferentes atores, conectando evidências acadêmicas, práticas pedagógicas e a realidade das gestoras e gestores locais. Nossa aposta é que, ao fortalecer o suporte técnico e o financiamento adequado para as unidades de educação infantil, avançaremos na construção de um sistema mais equitativo, capaz de garantir a todas as crianças brasileiras um começo de vida com novas oportunidades de desenvolvimento integral”, destaca Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social.

“Apesar da importância fundamental que uma Educação Infantil de qualidade exerce para o desenvolvimento das crianças, promovendo ganhos no presente e para o futuro, essa etapa ainda é pouco valorizada. Investir na educação infantil, priorizar políticas que apoiem uma aprendizagem de qualidade e estabelecer uma base sólida para a trajetória das crianças é urgente para alcançarmos uma sociedade mais próspera para todos. Nessa jornada, ressaltamos a importância de parcerias sólidas entre o governo, o terceiro setor e a academia para promover políticas consistentes e efetivas”, aponta Filomena Siqueira, Diretora de Projetos na Fundação Bracell.

Seminário Caminhos da Pré-Escola: fortalecendo a equidade e a qualidade na Educação Infantil.

  • Quando: 13/08, das 13h às 17h
  • Onde: Auditório 1 no prédio da Secretaria de Feira de Santana – Rua Barão de Cotegipe, S/N, Centro
  • Para quem: diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos da educação infantil pública.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.