
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, terá uma agrofloresta e uma horta medicinal. O projeto de implantação será iniciado nesta sexta-feira (08), às 8h30, como parte das ações da Escola Viva de Artes (EVA).
Segundo a organização do projeto, a implantação busca promover a educação ambiental, a regeneração do solo e a valorização da cultura indígena de aprendizado coletivo e adoção de práticas sustentáveis.
O projeto do Parque Cultural Casa do Governador é realizado em parceria com a Escola Viva Florestas de Comida, idealizada por Bárbara Tupinikim e Luiz Moura, e o Grupo de Extensão ESFERA (Ufes/Proex/CNPq), sob a coordenação de Raquel Garbelotti.
Com duração até sábado (9), a atividade envolverá a poda de árvores no perímetro do projeto, limpeza da área, organização do material orgânico resultante da poda e a aplicação de insumos e preparo dos canteiros, em formato de oficina coletiva. O plantio será feito com base em um croqui técnico.
As espécies a serem plantadas incluem frutíferas, nativas e medicinais, como pitanga, pindaíba, aroeira, manga, abacate, banana, abacaxi, mandioca, milho, tomilho, erva-cidreira, capim-santo, orégano, manjericão, gerânio e coco da praia, entre outras.
A iniciativa envolve estudantes, especialistas e a comunidade do entorno do Parque. As atividades são coordenadas por especialistas em agroecologia e etnobotânica.
Implementação da Agrofloresta e Horta Medicinal
Data: 8 e 9 de agosto, sexta-feira e sábado
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Parque Cultural Casa do Governador (Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha)