97% das instituições financeiras não protegem de forma adequada suas aplicações de GenAI, revela relatório

A Nutanix anunciou os resultados da sétima edição de seu relatório global Financial Services Enterprise Cloud Index (ECI), que mede o progresso das empresas do setor financeiro na adoção da nuvem. A pesquisa revela que quase todas as organizações do setor já utilizam aplicações ou cargas de trabalho baseadas em GenAI, com foco em aplicações práticas voltadas principalmente ao suporte ao cliente e à criação de conteúdo.

Apesar da ampla adoção da GenAI, as instituições financeiras enfrentam dificuldades para acompanhar o ritmo. A maioria aponta a falta de competências necessárias para gerenciar GenAI com a infraestrutura existente. Além disso, 97% dos entrevistados admitem que poderiam fazer mais para proteger seus modelos e aplicações de GenAI.

“Organizações de serviços financeiros estão adotando contêineres e nuvem híbrida não apenas como atualizações tecnológicas, mas como facilitadores estratégicos de valor para o cliente”, afirmou Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos e Soluções da Nutanix. “O relatório ECI deste ano destaca como essas tecnologias estão gerando retorno mensurável ao impulsionar aplicações de GenAI que aprimoram a detecção de fraudes, fortalecem a cibersegurança e elevam o engajamento com o cliente. Para as instituições financeiras, os contêineres e a nuvem híbrida tornaram-se ferramentas essenciais para promover inovação, agilidade e confiança em um cenário digital em rápida transformação.

Veja também: Liderança que protege: o papel do CEO na segurança da informação

“Mas a IA, assim como a forma como as organizações desejam utilizá-la, também está evoluindo muito rapidamente. Embora a GenAI continue sendo parte das atividades, além dos dados do relatório, nossos clientes têm nos informado que estão migrando para a adoção de IA agêntica e buscando explorar todo o seu potencial em suas operações e na interação com os clientes.”

O relatório ouviu líderes do setor financeiro sobre adoção da GenAI, uso de Kubernetes e contêineres; sobre onde atualmente rodam aplicações críticas; e sobre onde pretendem executá-las no futuro. Os principais destaques incluem:

  • Adoção da GenAI é ampla, mas envolve riscos: Quase todos os respondentes afirmam utilizar alguma forma de GenAI atualmente, com casos de uso voltados ao suporte ao cliente, geração de conteúdo e automação. No entanto, privacidade e segurança de dados são as maiores preocupações, com 97% concordando que suas organizações precisam reforçar a segurança dos modelos e aplicações de GenAI.
  • Modernização da infraestrutura é essencial para o sucesso da GenAI: 92% dos participantes reconhecem que sua infraestrutura atual precisa de melhorias para dar suporte total a aplicações nativas da nuvem e contêineres. Apesar do uso já consolidado de contêineres e Kubernetes, especialmente para cargas de trabalho de GenAI, ainda existem desafios com portabilidade de aplicações e silos de dados.
  • Falta de talentos em TI pode aproveitar de forma eficaz o avanço: Quase todos os entrevistados (98%) enfrentam desafios para escalar a GenAI do desenvolvimento à produção, citando escassez de profissionais qualificados e dificuldades de integração. Embora 62% estejam contratando ativamente especialistas em GenAI, capacitação e treinamentos continuam sendo prioridades fundamentais.
  • Retorno sobre o investimento (ROI) é prioridade, mas exige visão de longo prazo: 39% dos respondentes esperam possíveis perdas relacionadas à GenAI nos próximos 12 meses, enquanto 58% preveem ganhos no período de um a três anos. Isso sugere que os líderes do setor estão adotando uma perspectiva mais estratégica e de longo prazo sobre o sucesso da GenAI, ao mesmo tempo em que destacam a necessidade de melhorar as ferramentas para medir seu ROI.
  • Segurança e conformidade continuarão sendo essenciais: A maioria (96%) afirma que a GenAI está redefinindo as prioridades em termos de segurança e privacidade de dados. Além disso, 90% demonstram preocupação com

segurança de dados dentro do ecossistema mais amplo de fornecedores de TI, evidenciando a complexidade de garantir segurança em implantações de IA.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Nutanix encomendou um estudo global para analisar o estado das implantações de nuvem nas empresas, as tendências de conteinerização de aplicações e a adoção de GenAI. No outono de 2024, a empresa britânica de pesquisa Vanson Bourne entrevistou 1.500 tomadores de decisão das áreas de TI e Engenharia de Plataforma/DevOps em todo o mundo. Os participantes representam uma diversidade de setores, tamanhos de empresas e regiões, incluindo América do Norte e América do Sul; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e Ásia-Pacífico-Japão (APJ).

Inscreva-se em nosso canal do Whatsapp e tenha acesso as principais notícias do mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.