Delegada Clécia Vasconcelos recebe Comenda Maria Quitéria e divide homenagem com mulheres “que batalham em silêncio”

Delegada Clécia Vasconcelos recebe Comenda Maria Quitéria
Foto: Ascom/CMFS

“Divido essa conquista com todas as mulheres que enfrentam diariamente suas batalhas silenciosas”. Com esta frase, impregnada de significados, a delegada Maria Clécia Vasconcelos celebrou o recebimento da Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana (assista ao vídeo no final da reportagem).

E a data não poderia ser mais emblemática: 7 de agosto, exatamente na data em que a Lei Maria da Penha, criada como instrumento de defesa de mulheres vítimas de violência, completou 24 anos. A homenagem foi iniciativa do vereador e presidente do Legislativo Marcos Lima (União Brasil).

Agradecimento e emoção se misturaram no discurso da homenageada, uma alagoana de nascimento que fez de Feira de Santana a sua morada. “Esta terra me concedeu não apenas espaço de atuação profissional, mas também afeto, raízes e sentido de pertencimento”, disse Clécia destacando a importância de receber uma honraria “que leva o nome de uma mulher símbolo de coragem, resistência e protagonismo na história do país”, como definiu.

Mais do que uma homenagem, para ela, a comenda representa “um chamado à permanência firme no propósito”.

Delegada Clécia Vasconcelos recebe Comenda Maria Quitéria
Foto: Ascom/CMFS

Ao exaltar a força de Maria Quitéria, que definiu como “mulher guerreira, que rompeu barreiras, enfrentou estruturas e escreveu seu nome com bravura em páginas onde antes não se via espaço para vozes femininas”, Clécia disse que a homenagem recebida tem o peso e a beleza da responsabilidade como mulher, delegada, servidora pública e defensora da justiça e da dignidade humana.

“Que essa comenda seja símbolo de um compromisso ainda mais forte com a construção de uma sociedade onde a justiça não seja apenas um ideal, mas uma realidade concreta, acessível e transformadora”, pontuou a homenageada.

Titular da Delegacia do Adolescente Infrator e da Delegacia Especial dos Crimes contra Crianças e Adolescentes desde maio deste ano, Clécia Vasconcelos teve uma passagem longa e marcante pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

O vereador Marcos Lima destacou a vida dedicada à justiça e dignidade humana da homenageada, que é graduada em Direito pela Faculdade de Maceió.

“Todos sabemos de sua atuação, comprometida com a realização de um trabalho também voltado para o social”, afirmou, acrescentando ainda a disponibilidade de acolhimento. “A Câmara fica feliz em poder honrar essa trajetória”, frisou.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Legislativo, que compôs a mesa de honra ao lado da homenageada Maria Clécia Vasconcelos de Morais Firmo Costa e seu marido João Neto; Neinha Bastos, secretária municipal da Mulher e ex-vereadora, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; e o Coronel Robson Pacheco, chefe de Gabinete da vice-governadoria. Presentes à solenidade familiares e amigos da nova comendadora, vereadores e autoridades. A sessão foi encerrada com o Hino a Feira de Santana entoado pela cantora Celiah Zaiin.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.