Aulas de escola municipal são suspensas após surto de parvovirose humana em Campo Limpo Paulista


Escola municipal de Campo Limpo Paulista (SP) teve aulas suspensas por dois dias após surto de parvovírus
Gustavo Netto/TV TEM
As aulas de uma escola municipal foram suspensas após um surto de parvovirose humana em Campo Limpo Paulista (SP), na quinta-feira (7). As aulas desta sexta-feira (8) também foram canceladas.
Conforme apurado pela TV TEM, o alerta foi feito à vigilância epidemiológica depois que a mãe de uma aluna da Emef Vereador Venâncio Gonzaga Ramos, de nove anos, percebeu vermelhidão na pele da menina e a levou ao hospital na segunda-feira (4). Depois de exames, o diagnóstico do parvovírus B19 foi emitido.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A mãe informou a escola e outros 17 alunos da unidade foram identificados com os mesmos sintomas, que incluem vermelhidão na pele com erupção cutânea. Mais 30 pacientes estão com suspeita do vírus.
As aulas foram suspensas no período da tarde de quinta e em ambos os períodos da sexta-feira. Logo no portão de entrada da escola, há um comunicado indicando a suspensão das aulas. Veja abaixo.
Escola municipal coloca comunicado indicando suspensão de aulas na entrada, em Campo Limpo Paulista (SP)
Gustavo Netto/TV TEM
À TV TEM, o secretário da saúde da cidade, Omocir Brezaneli, disse que os casos podem ter sido importados de outros estados ou países, pois durante o período de férias, alguns alunos estiveram fora com as famílias.
“É uma situação que se propaga muito rápido e nos preocupou. Continuamos com o acompanhamento e, por orientação médicas, recomendamos o isolamento das crianças. É uma doença muito comum na infância. (…) A orientação para outras escolas e alunos é que procurem o atendimento médico mais próximo, porque é o ideal, assim que aparecem os primeiros sintomas”, disse.
Segundo o secretário, uma higienização da unidade será realizada neste sábado (9), desde maçanetas, tatames, brinquedos e outros locais e objetos que crianças têm contato frequente, no entanto, a previsão é que a escola permaneça fechada até quarta-feira (13).
EMEF Vereador Venâncio Gonzaga Ramos teve aulas suspensas por dois dias pela vigilância epidemiológica em Campo Limpo Paulista (SP)
Gustavo Netto/TV TEM
Aluna de escola municipal foi diagnosticada com vírus parvovirose, em Campo Limpo Paulista (SP)
Elaine Rosa Santos/Arquivo pessoal
Sintomas de parvorisose incluem manchas vermelhas, coceira e febre, segundo secretário da saúde de Campo Limpo Paulista (SP)
Elaine Rosa Santos/Arquivo pessoal
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: mercado é interditado após ratos serem flagrados andando sobre alimentos
Mulher que gravou ratos sobre comida em mercado diz que já havia denunciado caso à prefeitura: ‘Situação foi piorando’
Após uma década de serviço, cadela policial se aposenta e é adotada por guardas municipais no interior de SP
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.