Família de jogador que doou coração a Faustão torce por recuperação após 4º transplante: ‘Continue batendo’


Faustão (à esq.) recebeu coração do jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva (à dir.)
Reprodução/Instagram e Reprodução
O professor e coordenador de Educação Física, André Batista da Silva, é primo do jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, que morreu em agosto de 2023 e teve o coração doado para Fausto Silva, o Faustão, de 75 anos. Ao g1, nesta sexta-feira (8), ele contou que a família torce pela recuperação do apresentador, que acabou de ser submetido a dois novos transplantes de órgão.
“A nossa família quer que ele fique bem, que tenha anos de vida e que o coração do meu primo continue batendo mais forte ainda”, afirmou o primo de Fábio, de 42 anos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O jogador morava em Mongaguá, no litoral de São Paulo, e morreu aos 35 anos, no dia 26 de agosto de 2023, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na ocasião, André explicou que o primo era doador de órgãos e, além de Faustão, ajudou pelo menos outras 20 pessoas.
O coração de Fábio foi o primeiro órgão que o apresentador recebeu. Seis meses depois, em fevereiro de 2024, ele passou por um transplante de rim. Nesta semana, entre quarta (6) e quinta-feira (7), Faustão precisou de um fígado e um retransplante renal.
A morte do jogador está prestes a completar dois anos. Desde então, André afirmou acompanhar o estado de saúde do apresentador através dos noticiários porque nunca teve contato com os familiares dele.
“É um processo muito difícil para a família também, então eu tenho que respeitar e entendo perfeitamente. A única coisa que eu fico feliz é saber que o coração do meu primo está lá batendo forte”, explicou André. “Infelizmente, ele teve que realizar outro transplante. Que ele venha se recuperar da melhor maneira possível e que Deus dê mais anos de vida para ele”, finalizou.
Relembre o caso
Fábio Cordeiro da Silva passou por diversos times do futebol de várzea do litoral paulista
Reprodução
Fábio sofreu o AVC no dia 23 de agosto de 2023, enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos. O jogador foi encontrado no dia seguinte, quando a equipe que trabalhava no local chegou e o encontrou consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado.
Ele foi socorrido até a Casa de Saúde de Santos, onde foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por uma cirurgia no cérebro. A morte cerebral foi constatada na manhã do dia 26 e a família optou por doar os órgãos.
Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração. Entre 19 e 26 de agosto daquele ano, foram realizados 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo e um deles o do apresentador. O governo do estado não informou quem foi o doador de Faustão.
Faustão grava vídeo pela primeira vez desde o transplante cardíaco para agradecer fãs
Quem era Fábio?
O jogador de futebol de várzea sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras. Na época da morte, o irmão dele, Flávio Cordeiro da Silva, contou à equipe de reportagem que faltaram oportunidades para que Fábio fizesse do futebol a carreira.
“Ele sonhava [em ser profissional]. Tinha talento, mas, na época, tinha que ter muita sorte para seguir. Era mais difícil, precisava ter dinheiro, empresário”, explicou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.