Na tarde deste domingo (10), o Cinema São Luiz exibe, a partir das 16 horas, a sessão de pré-estreia do longa-metragem Tijolo por Tijolo, filmado quase integralmente no bairro do Ibura, zona sul do Recife. O documentário acompanha a vida de Cris Martins, mãe de quatro filhos que passou a investir na carreira de influenciadora digital após perder o emprego durante a pandemia de Covid-19. Com a casa condenada, ela e o marido Albert produzem esquetes de humor nas redes sociais para pagar as contas e reconstruir seu lar.
Os ingressos estão à venda de forma antecipada na plataforma Ticket Simples (clique aqui) pelos valores de R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira). O filme entra na programação comercial dos cinemas a partir da quinta-feira (14). Em novembro de 2024, o São Luiz recebeu a exibição do longa durante o Festival Janela Internacional de Cinema, quando um ônibus levou dezenas de moradores do Ibura para a sessão. Assista ao trailer clicando aqui.
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Tijolo por Tijolo: filme pernambucano mostra a vida real de influencer periférica na luta para reerguer sua casa


Rodado entre 2021 e 2023, durante a pandemia, o documentário começou a circular por festivais de cinema em junho de 2024, faturando três prêmios no Festival Internacional de Curitiba (PR), quatro prêmios no Festival Internacional de Cinema Ambiental (GO), três no Festival da Fronteira (RS), dois no Festival Goiamun (RN) e quatro no Festival de Triunfo (PE), além do prêmio de melhor filme do festival Visões Periféricas (online).
A obra é produzida pela Revoada Filmes e dirigida pelos cineastas Victória Álvares e Quentin Delaroche. Ambos concederam entrevista ao Brasil de Fato falando sobre o filme, no fim de 2024. Álvares considera que o casal Cris e Albert representa milhões de famílias brasileiras. “Metade dos trabalhadores no Brasil são informais e muita gente tem enxerga nas redes sociais uma possibilidade para fechar as contas no fim do mês. É um filme sobre a vida de uma brasileira como tantas”, diz ela.
O filme teve sua semente plantada quando os dois cineastas se somaram à equipe da campanha Mãos Solidárias, iniciativa que surgiu durante a pandemia para distribuir marmitas para famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Cris era uma das voluntárias e despertou o interesse da dupla. “O filme nos mostra os influenciadores, que são personagens, mas também a pessoa real, Também tem a mãe dela e as crianças”, conta o franco-brasileiro Quentin Delaroche.
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