Arlindo Cruz será velado na quadra da Império Serrano neste sábado (9) e nomeará parque no Rio de Janeiro

O velório do sambista Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira (8), ocorrerá na quadra da escola de samba Império Serrano neste sábado (9), a partir das 18h, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). O sepultamento está marcado para o cemitério Jardim da Saudade, no domingo (10), a partir das 11h, no bairro da Paciência. As informações foram divulgadas pela família do artista.

A Império Serrano teve papel de destaque na carreira de Arlindo. Ele compôs 12 sambas-enredo para os desfiles da agremiação e foi homenageado no enredo em 2023.

PUBLICIDADE2

“O Império Serrano lamenta, com imenso pesar e profunda dor, o falecimento de Arlindo Cruz, aos 66 anos, um dos maiores nomes da história do samba e filho ilustre da nossa coroa imperial”, diz a nota da escola.

O sambista morreu no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, onde estava internado desde maio por complicações de uma pneumonia. Em 2017, Arlindo sofreu um AVC e desde então passou por longos períodos de internação.

Homenagens

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor e compositor. A administração municipal anunciou que o futuro Parque Piedade, que fica no bairro de mesmo nome, na zona norte da cidade, irá receber o nome do artista. “A escolha do nome celebra a profunda ligação de Arlindo com o subúrbio e com a essência cultural da nossa cidade”, diz o texto publicado pela prefeitura no X.

A previsão é a de que o novo espaço público seja inaugurado até o fim deste ano. O Parque Piedade Arlindo Cruz será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados, onde funcionava a antiga Universidade Gama Filho, com áreas de lazer e centros cultural, esportivo e educacional.

PUBLICIDADE2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Arlindo em nota oficial. Segundo ele, Arlindo foi um dos compositores e artistas mais talentosos e respeitados do Brasil.

“Em essência, o Sambista Perfeito. Arlindo nos deixa um legado de talento, poesia e generosidade, que ficará para sempre na nossa memória. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram tocados por sua arte”, disse o presidente.

Zeca Pagodinho se manifestou sobre a morte de Arlindo Cruz nas redes sociais. “Morre hoje o meu compadre, meu parceiro e meu amigo Arlindo Cruz! Que Deus te receba de braços abertos! Sofreu muito e agora merece descansar um pouco! Vá com Deus, meu compadre!”, disse Zeca.

Instagram will load in the frontend.

Já Paulinho da Viola lembrou que Arlindo lotava shows em um momento em que o samba não tocava nas rádios.

PUBLICIDADE2

Instagram will load in the frontend.

Teresa Cristina destacou a “doçura” do sambista. “Arlindo de todos os sambas, do Jongo ao Partido Alto, o parceiro ideal, o sambista perfeito. A doçura na voz se estendia ao seu proceder com todos que cruzaram seu caminho”.

Instagram will load in the frontend.

*com Agência Brasil

O post Arlindo Cruz será velado na quadra da Império Serrano neste sábado (9) e nomeará parque no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.