
Ítalo Martins interpreta personagem Milagre em Guerreiros do Sol
Reprodução/@estevamavellar
“Eu digo que o Milagre me salvou”. Essa afirmação é do ator Ítalo Martins, de 35 anos, que vive o personagem Milagre na novela Guerreiros do Sol, produção original Globoplay. Natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, município localizado há 134 quilômetros do Recife, o pernambucano contou que a trajetória para interpretar o personagem foi marcada por desafios.
Durante entrevista para o g1 Caruaru, Ítalo contou que recebeu o papel par viver Crispino, que viria mais tarde a se chamar Milagre, enquanto estava realizando um sonho de estrear na novela “Terra e Paixão”, que foi ar entre 2023 e 2024 no horário das 21h na rede Globo.
Como nem tudo são flores, o ator disse que, em contrapartida ao momento profissional, passava por uma fase deliciada na vida pessoal.
“Era meu primeiro ano morando sozinho, então, várias crises bateram. A saudade de casa… Eu fiquei um pouco depressivo. Então tive ajuda psiquiátrica, ajuda de psicanalista e tudo mais”, disse Ítalo.
A identificação com o personagem veio logo de cara. “Me lembro da sensação de ler as primeiras fala dele. Juro, soube de pronto… esse personagem é meu!”, relembra.
Apesar da identificação com o personagem, a entrega ao papel, de fato, aconteceu no momento da gravação do capítulo quatro, após quatro semanas de trabalho, onde a casa dos irmãos Alencar pega fogo.
“Eu fui para essa cena, eu chorava, chorava muito e foi um choro muito exorcisante. Eu digo porque foi ali que eu senti que o personagem nasceu, de fato. Eu falo desse momento, em especial, que foi um momento difícil. Esses personagens de ‘Guerreiros do Sol’ que tiveram tantas perdas, né? Eles perderam a família, eles são muito pobres, eles vivem uma situação muito degradante […] Eu acho que a minha dor, de alguma maneira, fez com que afunilasse a minha conexão com ele [Milagre]”, conta Ítalo emocionado.
O fato de ter vivenciado uma crise depressiva ajudou o ator a entender melhor o personagem, afirma Ítalo (veja vídeo abaixo).
‘Milagre me salvou’, diz ator que vive personagem em Guerreiros do Sol
Currículo do Caruaruense
A carreira como ator começou aos 13 anos em espetáculos diversos de Caruaru. Entre os maiores destaques, além da novela Terra e Paixão, Ítalo também acumula papéis em séries, filmes e também no teatro. O currículo recheado também tem atuações em No Rancho Fundo, Cidade Invisível, Cangaço Novo, Homem com H, O Agente Secreto.
LEIA TAMBÉM
Mestre Sebá, de Caruaru, estreia como ‘Lazo’ na segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ da Netflix
Thomás Aquino compara cangaço de ‘Guerreiros do Sol’ com Brasil de hoje: ‘Lei era só para alguns’
Antes de se entregar à carreira de ator, Ítalo ainda chegou a cursar três anos de Direito, mas não se arrepende de maneira nenhuma de ter largado o curso para viver a vida nas artes cênicas.
Ítalo Martins, ator caruaruense
Reprodução/@itamartinss
Sobre a Novela
Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Rogério Gomes, Guerreiros do Sol estreou no dia 11 de junho no Globoplay e no Globoplay Novelas. A trama se passa no Sertão, nas décadas de 1920 e 1930, livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e de muitos outros casais de cangaceiros que cruzaram o nordeste brasileiro no período.
A história gira em torno dos irmãos Alencar: Alencar, Josué (Thomás Aquino), Milagre e Sabiá (Vitor Sampaio), entram juntos para o Cangaço e seguem como unha e carne enfrentando o primogênito da família: Arduíno (Irandhir Santos) – grande vilão da obra.
Após a morte do pai Ezequiel (Markus Konká), Milagre e os irmãos acabam decidindo formar um bando que promete dar o que falar. Em entrevista ao gshow, Ítalo falou que o sentimento de vingança guia os irmãos durante a trama.
“A morte do nosso pai impactou toda família. Mas eu acho que teve um impacto bem maior no Josué. Ele sentiu bem mais a morte do nosso pai, a ponto dele jurar vingança. Os irmãos se reúnem e começam um bando, por causa dessa morte, por causa desse sentimento de vingança que o Josué tem e que contamina os irmãos”.