De hobby a desafio: estudante de Uberlândia monta cubo mágico em 14 segundos e estreia em campeonato nacional


Morador de Uberlândia chegou a montar cubo mágico em 14 segundo em campeonato nacional
O que começou como uma brincadeira virou um hobby educativo e se transformou em uma competição para o estudante Lucas Agostinho, de apenas 12 anos. Ele é craque na montagem de cubos mágicos e comprovou isso ao participar de sua primeira disputa nacional, representando Uberlândia.
O primeiro contato de Lucas com o mundo dos cubos mágicos foi em 2019, aos oito anos. Vídeos de outras pessoas montando um dos brinquedos mais vendidos do mundo despertaram sua curiosidade sobre como resolver o famoso quebra-cabeça colorido.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Os pais compraram o primeiro cubo mágico para o estudante, que colocou em prática tudo o que aprendeu online. Ao longo desses cinco anos, ele já coleciona pelo menos 20 modelos de diferentes formatos.
Lucas garante que a prática vai além da diversão: também ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a melhorar a concentração.
Lucas Agostinho consegue montar cubo em até 14 segundos
Divulgação
De hobby a competição: a preparação
Após anos aprimorando suas habilidades, Lucas decidiu dar um passo a mais. Inscreveu-se e participou de uma competição em nível nacional: o Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico, realizado neste ano em Curitiba (PR).
Nos dois meses que antecederam o evento, ele passou a dedicar duas horas por dia aos treinos e conseguiu bater seu próprio recorde, resolvendo o cubo em apenas 14 segundos.
LEIA TAMBÉM:
Andrea Beltrão estreia nos palcos de Uberlândia com monólogo sobre o diário de advogada na ditadura: ‘Uma mulher extraordinária’
Alceu Valença, Almir Sater e Orquestra Sinfônica de Ouro Preto estão entre as atrações do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu
O garoto participou de várias modalidades, como 2×2 e 3×3, competindo com cerca de 300 participantes. Nas provas, os competidores se apresentavam em dupla e precisavam resolver o cubo no menor tempo possível, sendo avaliados por um juiz.
Apesar de não ter conquistado o título, Lucas aprovou a experiência. “Ver tanta gente que gosta da mesma coisa que eu foi muito especial. Inclusive alguns dos meus ídolos”, contou.
O campeonato é realizado anualmente e reúne competidores de todo o país. As categorias incluem cubos de diferentes formatos, além de modalidades que desafiam os participantes a montar o quebra-cabeça de olhos vendados ou usando apenas uma das mãos.
Para Lucas, a maior dificuldade — que ele conseguiu superar — foi lidar com as emoções.
“Acho mais difícil controlar a pressão das pessoas assistindo e tentar controlar a ansiedade”, relembra o estudante ao comentar sobre sua primeira competição representando o Triângulo Mineiro.
*Estagiário sob supervisão de Juliana Leal.
Veja também: ‘O mundo dele é cores’: Menino de 3 anos estreia como artista em exposição gratuita em Uberlândia
Menino de 3 anos expõe obras em shopping de Uberlândia
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.