
Policiais falam com um homem sem-teto que se recusa a sair da McPherson Square, em Washington, em fevereiro de 2023, após policiais retirarem um acampamento de pessoas em condição de rua
Brendan Smialowski/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu, neste domingo (10), às pessoas em situação de rua que deixassem Washington “imediatamente”, garantindo que o governo lhes ofereceria abrigo “longe” da capital do país.
Trump planeja realizar uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11) para apresentar seu plano para tornar a cidade “mais segura e bonita do que nunca”.
“As pessoas sem-teto devem sair, IMEDIATAMENTE. Nós lhes daremos abrigo, mas LONGE da capital”, escreveu ele em sua plataforma Truth Social.
Dirigindo-se aos “criminosos”, ele alertou em seguida: “Vocês não precisam ir embora. Nós vamos colocá-los na prisão, onde pertencem”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
De acordo com o relatório anual do Departamento de Habitação, em 2024, Washington tinha mais de 5,6 mil pessoas em situação de rua, ocupando o 15º lugar entre as principais cidades dos Estados Unidos nesse aspecto.
Desde que voltou à Casa Branca, em janeiro, Trump ameaçou várias vezes colocar Washington, que possui um estatuto especial, sob controle federal.
Trump ordena que militares americanos atuem, inclusive em outros países, no combate aos cartéis de droga
LEIA MAIS
Netanyahu e Trump discutem planos de ofensiva de Israel em Gaza
‘O melhor jeito para terminar a guerra’, diz Netanyahu sobre plano de controle da Faixa de Gaza